Morre um dos líderes do cartel mexicano dos “Cavaleiros Templários”

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 04h04
  • BlueSky

Cidade do México, 31 mar (EFE).- Um dos líderes do cartel do narcotráfico dos “Cavaleiros Templários”, Enrique “Kike” Plancarte, morreu nesta segunda-feira no México em um enfrentamento com as forças de segurança, confirmou à Agência Efe uma fonte oficial.

Plancarte morreu em uma operação no estado de Querétaro, no centro do país, acrescentou a fonte, que preferiu manter sua identidade em sigilo.

Espera-se que as autoridades ofereçam nas próximas horas mais informações sobre o caso.

O Ministério de Governo (Interior), por sua vez, informou através do Twitter que “está verificando a identidade de Enrique Plancarte, presumivelmente morto em um enfrentamento com a Marinha”, e acrescentou que nesta terça-feira serão divulgadas mais informações a respeito.

De acordo com relatos da imprensa local, efetivos da Marinha mexicana estiveram envolvidos no confronto. Os militares têm participado efetivamente na luta recente contra o narcotráfico e tiveram sucesso em combates contra líderes importantes do crime organizado.

As autoridades tinham estabelecido uma recompensa de 10 milhões de pesos (US$ 765.697) para quem oferecesse informações que levassem à prisão de “Kike” Plancarte.

Essa recompensa é um terço da quantia estabelecida para o líder máximo dos “Templários”, Servando Gómez Martínez, conhecido como “La Tuta”, foragido da justiça e por quem são oferecidos 30 milhões de pesos (US$ 2,297 milhões).

Plancarte Solís, também conhecido como “La Chiva”, era considerado o número 2 dos “Templários”, especialmente depois da prisão, no dia 27 de janeiro, de Dionicio Loya Plancarte, conhecido como “El Tío”, por quem também foi estabelecida uma recompensa de 30 milhões de pesos.

A morte de Plancarte se soma a de Nazario Moreno González, conhecido como “El Chayo”, que também foi morto em um enfrentamento com militares no dia 9 de março no estado de Michoacán, no sudoeste do país, local de atuação dos “Templários”.

Moradores do município de Nueva Italia, na Tierra Caliente de Michoacán, afirmam que “Kike” não contava com muitos seguranças, pois passava a maior parte do tempo em localidades rurais com “El Chayo”.

“Kike” Plancarte era sobrinho de Manuel Plancarte Gaspar, preso no dia 17 de março em Michoacán e é acusado de sequestrar jovens e pessoas com certas características para o tráfico de órgãos, segundo as autoridades. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.