Morrem 12 civis em bombardeios do exército iraquiano contra Faluja

  • Por Agencia EFE
  • 09/05/2014 14h31

Bagdá, 9 mai (EFE).- Pelo menos 12 civis morreram nesta sexta-feira e 30 ficaram feridos em bombardeios do exército contra a cidade de Faluja, ao oeste de Bagdá, no Iraque.

Fontes policiais informaram à Agência Efe que uma escola que servia de refúgio para os deslocados pela violência foi atingida.

Os bairros mais afetados pelos bombardeios foram os de Yubail, Al Yaguifi, Al Dubat e Shuhada.

O Ministério iraquiano de Defesa tinha anunciado que as forças armadas lançaram uma “operação surpreendente ampla” contra esconderijos do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em Faluja.

As tropas, em parceria com a polícia e combatentes tribais, mataram “um grande número” de extremistas e apreenderam armas, mas não detalharam o número de vítimas.

O exército iraquiano bombardeou bairros das cidades de Faluja e Ramadi, ambas na província de maioria sunita de Al-Anbar, onde se esconderiam os extremistas.

Os jihadistas conseguiram controlar regiões destas cidades nos últimos meses, embora em muitos dos ataques militares as vítimas tenham sido somente civis.

Al-Anbar é cenário desde o início do ano de confrontos entre as forças de segurança e o EIIL, apoiados por combatentes tribais sunitas.

Os sunitas se queixam de serem discriminados pelo governo, liderado interinamente pelo xiita Nouri al-Maliki, o que facilitou o fortalecimento dos jihadistas em algumas áreas de maioria sunita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.