Morrem 5 combatentes curdos em atentados suicidas no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 25/12/2014 16h09

Mossul (Iraque), 25 dez (EFE).- Pelo menos cinco combatentes curdos morreram e outros 25 ficaram feridos nesta quinta-feira em atentados suicidas realizados pelo grupo Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, informaram à Agência Efe fontes governamentais.

O prefeito da cidade de Majmur, Ibrahim Sheikh Alah, afirmou que os extremistas usaram carros-bomba contra posições curdas na área de Al Quairi, que pertence ao distrito de Majmur.

Os 25 feridos foram transferidos ao hospital de Erbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano, para receber tratamento médico.

Além disso, as forças curdas conseguiram repelir um ataque dos extremistas do EI na aldeia de Qushafi Arban, próxima a Al Quairi, 50 quilômetros ao sul da cidade de Mossul, a segunda maior do país e que está controlada por esse grupo radical.

O prefeito assegurou que aviões de combate da coalizão internacional contra o EI liderada pelos Estados Unidos sobrevoaram a região para atacar posições dos jihadistas, que tentaram recuperar sem sucesso algumas áreas dos arredores.

As forças curdas frearam o avanço jihadista e receberam o apoio também da aviação iraquiana, e causaram um grande número de mortes entre os combatentes do EI, segundo o responsável.

O Estado Islâmico lançou uma ofensiva relâmpago no último mês de junho e conquistou o domínio de amplas áreas do norte e centro do Iraque, ao mesmo tempo em que proclamou um califado nesse país e na vizinha Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.