Mortos em acidente áereos em 2013 é menor do que de passageiros do voo MH370

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 11h24

Genebra, 1 abr (EFE).- O número de mortos em acidentes da aviação comercial em 2013 foi de 210, inferior aos 239 passageiros que estavam a bordo do avião da Malaysia Airlines que desapareceu, confirmou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Em seu relatório sobre os resultados anuais da aviação comercial em termos de segurança, o organismo disse que no ano passado a taxa de acidentes foi de um a cada 2,4 milhões de voos, considerando nesta estatística unicamente aeronaves construídas em países do Ocidente.

Em 2012, o número de vítimas fatais foi de 414. No entanto, ocorreram 81 acidentes em 2013, contra 75 no ano anterior. Apesar do aumento, o número se manteve abaixo da média do período 2009-2003, que foi de 86 acidentes, sendo 16 fatais.

Em 2013, as companhias aéreas transportaram mais de três bilhões de passageiros, em 36,4 milhões de voos.

“A segurança é nossa maior prioridade. A indústria da aviação está unida no compromisso de que voar seja cada vez mais seguro”, declarou o diretor-geral da Iata, Tony Tyler, em comunicado distribuído em Genebra, sede do organismo.

Os dados foram divulgados no momento em que 26 países participam da busca pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines, que fazia a rota Kuala Lumpur-Pequim e desapareceu há mais de três semanas sem deixar rastro.

Sobre o sumiço do voo, Tyler considerou que a indústria aeronáutica, os reguladores e todos os que participam do negócio do transporte aéreo estão “no começo da odisseia para desvendar o mistério, entender suas causas e encontrar caminhos para garantir que isso não volte a ocorrer”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.