Moscou classifica de “lamentável” o estado das relações com os Estados Unidos

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2015 10h44
  • BlueSky

Moscou, 18 mai (EFE).- O vice-ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, manifestou nesta segunda-feira o descontentamento de Moscou com o estado das relações bilaterais entre Rússia e Estados Unidos, que qualificou de “lamentável”, ao se reunir com a secretária de Estado adjunta americana, Victoria Nuland.

“Em geral, a situação nas relações bilaterais é lamentável, e achamos que é responsabilidade de Washington”, disse Ryabkov à agência “RIA Novosti” ao término da reunião.

O alto diplomata russo manifestou a sua colega americana o descontentamento de Moscou com o estado das relações bilaterais, mas recalcou que a Rússia está “disposta a continuar com o diálogo e debater todos os problemas existentes, sejam na área político-militar ou humanitário”.

Ryabkov acrescentou que o encontro com Nuland, que chegou ontem a Moscou procedente de Kiev, aconteceu em cumprimento dos acordos alcançados na reunião que mantiveram na semana passada o presidente russo, Vladimir Putin, e o secretário de Estado americano, John Kerry.

As duas partes trataram “as partes mais complexas em todos os âmbitos das relações bilaterais, desde a economia”, onde sentem “a pressão das sanções americanas”, até a defesa e os direitos humanas, explicou Ryabkov.

“Quanto às sanções, não quisemos falar deste assunto, mas ela (Nuland) também não insistiu. A situação segue onde estava. Foram os (norte) americanos que introduziram as sanções e este assunto é deles, quando, onde e como vão suspender as mesmas”, ressaltou.

Na reunião também foram abordados assuntos da atualidade internacional, concretamente a crise da Ucrânia e o cumprimento dos acordos de paz de Minsk para as regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk.

“Seguimos trabalhando neste assunto”, disse Nuland em sua única declaração à imprensa na saída da reunião com Ryabkov. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.