MP abre procedimento para decidir se investiga encerramento de contas da Caixa

  • Por Agencia Brasil
  • 15/01/2014 21h05

Da Agência Brasil

Brasília – O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) abriu hoje (15) procedimento preliminar para avaliar se houve irregularidades no encerramento de contas de poupança de clientes inativos da Caixa Econômica Federal. Os procuradores têm 30 dias para decidir se a investigação será aberta. 

Reportagem publicada no sábado (11), pela revista IstoÉ, informou que a Caixa havia encerrado ilegalmente as contas com irregularidades no CPF ou no CNPJ, confiscado os recursos da caderneta de poupança e usado o dinheiro para inflar os lucros em 2012.
 
Em nota divulgada à imprensa, a Caixa negou ter encerrado ilegalmente contas inativas e ter confiscado R$ 719 milhões de recursos de depositantes da caderneta de poupança no ano passado. O banco informou que nenhum cliente teve prejuízo e que o correntista poderá reaver os recursos, com correção, assim que regularizar a situação cadastral.

De acordo com o comunicado, o banco promoveu uma varredura entre 2005 e 2011 para identificar contas de titulares com irregularidades no CPF ou no CNPJ. Segundo o banco, 346 mil contas foram regularizadas depois que os clientes foram contatados por correspondência ou por telefone, mas os correntistas que não se manifestaram tiveram a conta encerrada em 2012.

Ao todo, 496.776 contas foram encerradas. O encerramento, destacou a nota da Caixa, ocorreu conforme as regras determinadas pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), sem nenhuma ilegalidade.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil  

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.