MPF do Rio firma acordo para garantir uso público da Marina da Glória

  • Por Agência Brasil
  • 27/10/2016 13h21
Tânia Rêgo/Agência Brasil Marina da Glória

O Ministério Público Federal (MPF) e o grupo BR Marinas firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir a retomada do caráter público da Marina da Glória a partir do projeto de revitalização da área. O acordo estabelece como regra geral que as instalações da Marina serão de livre acesso ao público. O acordo foi anunciado na manhã desta quinta-feira (27) na sede do MPF/RJ, no centro do Rio.

Pensando em harmonizar o livre trânsito da população com a operação de uma marina mais moderna, além da utilização do espaço concedido pela Prefeitura, haverá áreas de livre acesso durante o horário comercial, áreas de acesso controlado e outras de acesso restrito. Os eventos a serem realizados na área da esplanada serão limitados a 60 dias por ano. Eventos gratuitos, abertos ao público e com preços populares não entram neste limite, assim como as atividades realizadas no Pavilhão de Eventos.

Segundo o procurador da República, Leonardo Cardoso Freitas, a assinatura encerra uma disputa antiga por um espaço que sempre foi do público. Cardoso revelou que o acordo ainda precisa ser homologado pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, em Brasília, para entrar em vigor.

“É uma disputa de anos que foi encerrada com este acordo. É um espaço que sempre teve que ser público, pois é do povo carioca. Com a realização de eventos, dispondo de atrações e outras atividades, atrairemos a população para aquela área. Falta apenas agora o TAC ser homologado em Brasília. Não temos previsão de data, mas não deve demorar para isto acontecer”, disse.

O documento deixa claro que, em nenhuma hipótese, podem ser prejudicados o funcionamento da Marina, das escolas de vela e de mergulho e de empresas de turismo náutico. Também será proibida a interdição da ciclovia que avança pela esplanada.

Além disso, o TAC prevê o desenvolvimento do projeto social ‘Marina da Vela’, destinado à iniciação prática da vela por crianças e adolescentes da rede pública que estudem na área da Marina da Glória. O projeto atenderá no mínimo 50 estudantes por ano, com idade entre 8 e 17 anos, e será custeado pela BR Marinas pelo prazo mínimo de 10 anos. A presidenta do grupo BR Marinas, Gabriela Lobato Marins, comentou.

“É um projeto que é um grande barato. Desde tornar público esse local, quanto dispor de programas sociais na área. Com isso ocorrerá a popularização do setor náutico, tanto no âmbito esportivo quanto profissional. Ofereceremos também reforço escolar, para que nenhum desses jovens tenha dificuldades em suas obrigações educacionais”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.