Ajuda humanitária em Gaza só irá para hospitais e não inclui água, diz Cruz Vermelha

Mantimentos serão levados para os armazéns da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), que será responsável pela distribuição; transporte para o norte da Faixa não foi autorizado

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2023 08h05
EFE/EPA/KHALED ELFIQI Ajuda humanitária em Gaza O governo liberou a passagem de 20 caminhões com ajuda humanitária neste sábado, 21

A ajuda humanitária que entrou neste sábado, 21, na Faixa de Gaza, território controlado pelo grupo islâmico palestino Hamas, será entregue apenas a hospitais do enclave e não inclui água, confirmou à EFE um funcionário da Cruz Vermelha. A fonte disse que a ajuda inclui apenas alimentos enlatados, remédios, cobertores e colchões. Um total de 20 caminhões com ajuda humanitária entrou hoje na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, no sul do enclave e na fronteira com o Egito. A fonte afirmou que a ajuda será levada da passagem para os armazéns da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), que será responsável pela distribuição. Um funcionário da UNRWA disse à EFE que não está autorizado o transporte de ajuda humanitária para o norte da Faixa e que ela só pode ser distribuída para hospitais no sul do enclave palestino.

Há uma semana, Israel ordenou a evacuação da parte norte de Gaza, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas, como parte da sua campanha de bombardeio em retaliação ao ataque terrorista que sofreu do grupo islâmico palestino Hamas no último dia 7, que matou 1,4 mil pessoas em solo israelense. A operação para levar ajuda do lado egípcio de Rafah para o lado palestino foi realizada pelo Crescente Vermelho.
Paralelamente ao acesso da ajuda dentro de Gaza, entre 300 e 400 pessoas com passaportes estrangeiros, em sua maioria cidadãos dos Estados Unidos, estão esperando para deixar a Faixa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse em um comunicado que a ajuda que chega hoje a Gaza inclui medicamentos para traumatologia e suprimentos para 1,2 mil pessoas, além de bolsas portáteis para estabilizar até 235 feridos no local. Há também medicamentos para doenças crônicas e tratamento para 1,5 mil pessoas, além de medicamentos essenciais básicos.

A OMS disse que está trabalhando com o Crescente Egípcio e Palestino para garantir que esses suprimentos que considera “críticos” cheguem com segurança aos hospitais e centros de saúde de Gaza. Segundo a entidade, a ajuda que entrou na Faixa hoje “mal” cobre as necessidades de saúde no enclave. A OMS também informou que um segundo avião de ajuda, que decolou nos Emirados Árabes Unidos, pousou ontem à noite na cidade de Al Arish, no Egito, perto da fronteira de Gaza, com a assistência de várias organizações internacionais. Espera-se que outro avião chegue a Al Arish neste sábado com suprimentos da OMS de medicamentos, instrumentos cirúrgicos, desinfetantes, equipamentos de transfusão de sangue, antibióticos, tanques de água e tendas. A organização fez ainda um apelo por “acesso humanitário sustentado e ininterrupto” através da passagem de Rafah.

*Com informações da agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.