Após 8 horas, votação para presidente na Bolívia é encerrada

As apurações já começaram em algumas das nove regiões do país. O resultado final das eleições será divulgado nos próximos dias, de acordo com a lei eleitoral do país

  • Por Jovem Pan
  • 20/10/2019 21h21
EFE/Jorge Ábrego Evo Morales busca 4º mandato. Ele votou em Cochabamba neste domingo (20)

Os colégios eleitorais na Bolívia começaram a ser fechados a partir das 16h, hora local, deste domingo (20), após oito horas de votação nas eleições presidenciais. Evo Morales busca a reeleição -, e para renovar os membros do Legislativo para o período 2020-2025.

As apurações já começaram em algumas das nove regiões do país.

Segundo a norma eleitoral, as mesas devem funcionar durante oito horas ininterruptas desde sua abertura, por isso o horário de fechamento pode atrasar naquelas que demoraram em abrir.

Além disso, as mesas devem continuar funcionando enquanto houver eleitores aguardando para votar.

O dia da votação na Bolívia transcorreu com normalidade, sem incidentes significativos, afirmou a presidente do órgão eleitoral do país, María Eugenia Choque.

Os primeiros resultados preliminares devem ser conhecidos a partir das 20h, no horário local – 21h de Brasília, enquanto o resultado final deve ser divulgado em alguns dias, de acordo com a lei eleitoral do país.

Evo Morales, no poder desde 2006, busca um quarto mandato consecutivo até 2025, quando o país celebrará o bicentenário de sua independência.

Oito candidatos da oposição concorrem com o atual mandatário, entre eles o ex-presidente Carlos Mesa, apontado com maior possibilidade de chegar ao segundo turno.

O candidato que obtiver mais de 50% dos votos será proclamado vencedor, ou quem obtiver 40% com dez pontos de vantagem sobre o segundo.

Caso seja necessário, o segundo turno será realizado no mês de dezembro.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.