Arábia Saudita anuncia apoio à decisão de Trump de deixar pacto com o Irã

  • Por Agência EFE
  • 08/05/2018 16h58 - Atualizado em 08/05/2018 17h34
EFEApós anunciar saída do acordo nuclear, Trump recebeu apoio do governo saudita: "damos boas-vindas à estratégia que foi anunciada"

A Arábia Saudita afirmou nesta terça-feira (8) que apoia a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país do acordo nuclear firmado com o Irã em 2015.

“O reino (saudita) reafirma seu apoio e dá boas-vindas à estratégia que foi anunciada pelo presidente dos EUA a respeito do Irã”, disse o governo através da agência estatal “SPA”.

A “SPA” destacou que o governo da Arábia Saudita espera que a comunidade internacional adote uma “postura positiva e unida” em relação ao Irã e aos “atos agressivos” do país, que abalam a estabilidade do Oriente Médio.

“O Irã explorou os benefícios econômicos após a suspensão das sanções para dar sequência às suas atividades desestabilizadoras, em particular desenvolvendo seus mísseis balísticos e apoiando os grupos terroristas na região, incluindo o Hezbollah e os houthis do Iêmen”, afirmou o governo saudita no comunicado.

A Arábia Saudita é um dos principais rivais do Irã na região e acusa Teerã de interferir nos assuntos dos países vizinhos, sobretudo no Golfo Pérsico, apoiando movimentos armados xiitas.

Os sauditas eram contrários ao acordo nuclear desde sua assinatura em 2015, o que fez com que as relações entre Riad e Washington se deteriorassem até a chegada de Donald Trump ao poder.

Trump anunciou hoje que os EUA deixarão o acordo nuclear com o Irã e voltarão a impor sanções contra a República Islâmica, medidas que foram suspensas devido ao pacto, por considerar que há provas de que Teerã mentiu quando disse que seu programa atômico tinha fins pacíficos.