Arábia Saudita anuncia apoio à decisão de Trump de deixar pacto com o Irã
A Arábia Saudita afirmou nesta terça-feira (8) que apoia a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país do acordo nuclear firmado com o Irã em 2015.
“O reino (saudita) reafirma seu apoio e dá boas-vindas à estratégia que foi anunciada pelo presidente dos EUA a respeito do Irã”, disse o governo através da agência estatal “SPA”.
A “SPA” destacou que o governo da Arábia Saudita espera que a comunidade internacional adote uma “postura positiva e unida” em relação ao Irã e aos “atos agressivos” do país, que abalam a estabilidade do Oriente Médio.
“O Irã explorou os benefícios econômicos após a suspensão das sanções para dar sequência às suas atividades desestabilizadoras, em particular desenvolvendo seus mísseis balísticos e apoiando os grupos terroristas na região, incluindo o Hezbollah e os houthis do Iêmen”, afirmou o governo saudita no comunicado.
A Arábia Saudita é um dos principais rivais do Irã na região e acusa Teerã de interferir nos assuntos dos países vizinhos, sobretudo no Golfo Pérsico, apoiando movimentos armados xiitas.
Os sauditas eram contrários ao acordo nuclear desde sua assinatura em 2015, o que fez com que as relações entre Riad e Washington se deteriorassem até a chegada de Donald Trump ao poder.
Trump anunciou hoje que os EUA deixarão o acordo nuclear com o Irã e voltarão a impor sanções contra a República Islâmica, medidas que foram suspensas devido ao pacto, por considerar que há provas de que Teerã mentiu quando disse que seu programa atômico tinha fins pacíficos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.