Arthur Lira se reúne com Xi Jinping em Pequim; presidente chinês pede apoio mútuo entre países

Mandatário recebeu nesta sexta-feira, 20, a comitiva brasileira da Câmara dos Deputados, que faz uma viagem oficial à China, e falou em ‘sinergia’ entre as nações

  • Por Jovem Pan
  • 20/10/2023 08h52 - Atualizado em 20/10/2023 08h58
  • BlueSky
Reprodução / Twitter @arthurlira Comitiva de Deputados na China Comitiva de Deputados na China com Xi Jinping

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi recebido nesta sexta-feira, 20, em Pequim com o presidente da China, Xi Jinping. O encontro foi confirmado pelo político alagoano em publicações nas redes sociais.O mandatário chinês abriu um espaço em sua agenda para receber a comitiva brasileira da Câmara dos Deputados, que faz uma viagem oficial à China, e defendeu aos congressistas que ambos países devem se apoiar mutuamente com firmeza diante de “um mundo tumultuado”. Segundo informações da agência oficial “Xinhua”, Xi Jinping propões usar a “sinergia” entre os países para facilitar o processo de modernização brasileiro e chinês, citando o projeto Novas Rotas da Seda, principal iniciativa multilateral da China, como “altamente compatível com a reindustrialização do Brasil e seu Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”. O Brasil não aderiu às Novas Rotas por já possuir um acordo de relações estratégicas com o país há 30 anos.

O presidente chinês também transmitiu a Arthur Lira o apoio de Pequim ao Brasil como organizador da Cúpula do G20 em 2024 e da Cúpula do Clima das Nações Unidas COP30, em 2025. As relações entre China e Brasil foram impulsionadas após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país em abril deste ano. Durante o encontro, Lula defendeu o aprofundamento dos laços entre as nações “além do interesse comercial”. Além disso, os dois países assinaram 14 acordos para fortalecer as relações na área comercial, de protocolos fitossanitários, tecnologia, desenvolvimento, transição energética e outras áreas de colaboração no âmbito da parceria estratégica bilateral.

*Com informações da EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.