Ataque a tiros em escola no Canadá deixa ao menos 10 mortos

Suspeita foi encontrada morta no local; cerca de 25 pessoas ficaram feridas e duas estão em estado gravíssimo

  • 11/02/2026 06h23 - Atualizado em 11/02/2026 06h26
  • BlueSky
Foto por TRENT ERNST / AFP IMAGEM DE DESTAQUE - Esta captura de tela de um vídeo fornecido pelo jornalista local Trent Ernst mostra o prédio da escola de ensino fundamental e médio onde ocorreu um tiroteio, deixando pelo menos nove mortos na pequena cidade de Tumbler Ridge, Colúmbia Britânica, em 10 de fevereiro de 2026. (Foto de Trent Ernst / AFP) / XGTY / USO RESTRITO A FINS EDITORIAIS - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / TRENT ERNST" - PROIBIDO O USO PARA FINS DE MARKETING OU CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES Prédio da escola de ensino fundamental e médio onde ocorreu um tiroteio, deixando pelo menos nove mortos na pequena cidade de Tumbler Ridge, Colúmbia Britânica.

Pelo menos dez pessoas morreram nesta terça-feira (10) depois que um indivíduo abriu fogo em uma escola na cidade de Tumbler Ridge, no oeste do Canadá, segundo informou a polícia local.

As autoridades evitaram divulgar detalhes sobre a identidade ou a idade das vítimas no momento, mas não descartam que estudantes e membros do corpo docente estejam entre os mortos.

De acordo com os relatórios iniciais das forças de segurança, seis das vítimas foram localizadas no interior da escola, enquanto outros dois corpos foram encontrados em uma residência. Outra pessoa morreu enquanto era transportada para um hospital.

A suposta autora do massacre também foi localizada sem vida no interior da escola com ferimentos autoinfligidos.

As autoridades também informaram que cerca de 25 pessoas estão sendo atendidas por ferimentos no centro médico local e que outras duas foram evacuadas de helicóptero em estado gravíssimo.

Agentes policiais continuam realizando buscas em casas e propriedades da localidade, situada a cerca de 1.150 quilômetros ao nordeste de Vancouver, para verificar se não há mais vítimas. A polícia descartou a existência de outros suspeitos.

A Real Polícia Montada do Canadá explicou que, por volta das 13h20 (horário local, 19h20 de Brasília), começou a receber ligações sobre o tiroteio na escola da pequena cidade, que possui cerca de 2.400 habitantes.

“Como parte da resposta inicial ao tiroteio ativo, a polícia entrou na escola para localizar a ameaça. Durante a busca, os agentes localizaram várias vítimas. Também foi encontrada morta uma pessoa que se acredita ser o autor do tiroteio”, detalhou a Polícia Montada em comunicado oficial.

A nota conclui informando que todos os estudantes e funcionários que permaneciam no centro de ensino foram evacuados com segurança.

O premiê da província da Colúmbia Britânica, David Eby, descreveu o ataque ocorrido como uma “tragédia inimaginável” e expressou profundo pesar pelas vidas perdidas e pelo impacto devastador na pequena comunidade.

Durante uma entrevista coletiva, Eby afirmou que os corações dos canadenses “estão em Tumbler Ridge” e garantiu que o governo provincial fornecerá todo o apoio necessário às famílias das vítimas e aos afetados pelo trauma nos próximos dias.

O governador sinalizou ainda que planeja visitar a localidade “o mais breve possível” para se reunir com moradores e coordenar a assistência após o tiroteio.

Por sua vez, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse estar “devastado” pelo tiroteio de terça-feira em Tumbler Ridge e manifestou suas condolências às famílias e amigos das vítimas.

“Estou devastado pelos horríveis tiroteios de hoje em Tumbler Ridge, Colúmbia Britânica. Minhas orações e mais profundas condolências às famílias e amigos daqueles que perderam entes queridos nesses atos de violência”, declarou Carney em um comunicado.

*EFE

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.