Jovem Pan
Publicidade

‘Ataque a um aliado irá causar resposta de toda a Otan’, diz secretário-geral do grupo

Jens Stoltenberg BR05 BRUSELAS (BÉLGICA), 13/06/2016.- El secretario general de la OTAN, Jens Stoltenberg, ofrece una rueda de prensa en vísperas de la reunión de los ministros de Defensa de la Alianza Atlántica, en Bruselas, Bélgica, hoy 13 de junio de 2016.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, discursou na manhã desta quinta-feira, 24, em coletiva de imprensa realizada em Bruxelas, na Bélgica, sobre invasão russa com ação militar ao território da Ucrânia. Ele falou sobre o acionamento do Artigo 4º do grupo pelos países membros situados no leste europeu: Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia. O artigo aponta que o grupo de países deve se reunir para garantir conjuntamente a integridade e a segurança de qualquer um deles que se sinta ameaçado. “Ataque a um aliado irá causar resposta de toda a Otan”, afirmou Stoltenberg. Apesar do alerta feito, tropas de países da Otan não deverão ser enviadas para a Ucrânia, que não integra o grupo. Alguns países membros do grupo tem enviado apoio de outras formas, como armas e recursos.

Publicidade
Publicidade

O Artigo 4º da Otan diz que “As partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”. O que significa que os 30 países membros poderão definir uma ação conjunta para protegerem mutuamente os seus territórios. A Polônia, que é membro da Otan, faz fronteira com a Ucrânia no lado oposto à Rússia e foi um dos países a acionar o artigo por se sentir ameaçada durante a ação militar.

De acordo com o secretário-geral do grupo de países, a Otan não possui tropas no território ucraniano e não pretende enviá-las ao país. Apesar disso, a Organização ativou seus planos de defesa, que concedem autoridade aos comandos militares para movimentar tropas, com o objetivo de reforçar a defensa dos países membro da aliança. Uma cúpula de líderes da Otan deve ser realizada por conferência nesta sexta-feira, 25, para determinar as ações do grupo diante dos últimos acontecimentos. Ainda na coletiva de imprensa, Jens Stoltenberg classificou a ação russa de injustificável. Ele ainda responsabilizou os líderes russos por todas as mortes já registradas e as que venham ocorrer.

Publicidade
Publicidade