Biden chama recusa de Trump em reconhecer derrota de ‘vergonhosa’
Projeto pela imprensa como novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden comentou o comportamento de Donald Trump, chamando de ‘vergonhosa’ a recusa do republicano em reconhecer a derrota no pleito. O democrata disse ainda que a atitude de Trump será uma mancha em seu legado, mas que não irá atrapalhar o processo de transição entre os governos. “Simplesmente acho que é vergonhoso, para ser muito franco. Não vai ajudar o legado do presidente”, disse Biden em entrevista coletiva.
Questionado sobre uma possível mensagem para Trump, o democrata disse estar “ansioso para falar” com o republicano em breve. Apesar de criticar a postura de Trump, Biden disse que isso não irá comprometer a transição. “Vamos fazer exatamente a mesma coisa que faríamos se ele (Trump) tivesse reconhecido”, disse o democrata, que garantiu ser possível realizar o trabalho sem que o atual presidente garanta o acesso a informações de inteligência consideradas confidenciais.
[jp-related-posts ids=”1003855,1003802,1002972″]
Na entrevista, Biden disse ainda que sua equipe de transição está cogitando medidas legais para contornar os bloqueios impostos por Trump. O democrata também garantiu que possui os fundos necessários para lidar com a transição sem a ajuda da Administração de Serviços Gerais (GSA), uma agência federal que, ao reconhecer a vitória na eleição, dá acesso a recursos para preparar a transição.
A entrevista aconteceu depois que Biden fez um discurso defendendo o ObamaCare, que foi uma reforma no sistema de saúde de 2010. A Suprema Corte dos Estados Unidos estava ouvindo argumentos sobre um caso que visa invalidar a assistência médica. “Esta tentativa (dos republicanos de derrubar o ObamaCare) é, em minha opinião, simplesmente cruel”, disse Biden.
Até o momento, Trump não admite a derrota para Biden e continua em batalhas jurídicas alegando fraude no sistema eleitoral para contestar resultados em estados-chave. Ele não possui provas que comprovem seu ponto. A posse de Biden e de Kamala Harris está agendada para o dia 20 de janeiro de 2021.
*Com informações da EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Presidente do Fed nos EUA se diz preocupado com inflação: ‘Foco deve ser nos preços’
Kevin Warsh afirmou, nesta sexta-feira (28), que possível alta nos juros nos Estados Unidos é 'preocupante'
- Trump anuncia que fechou com a Venezuela o ‘maior acordo petrolífero da história do mundo’ Jovem Pan · há 4 horas
- Mortos no Nepal e na China chegam a 586 após avalanche; ao menos 2.400 estão desaparecidos AFP · há 6 horas
- Justiça dos EUA suspende medida de Trump que restringia voto por correio AFP · há 14 horas
- Número de mortos no Nepal e no Tibete chega a 552 após avalanche AFP · há 16 horas