Black Friday nos EUA bate recorde com US$ 9,8 bilhões em vendas pela internet

País registra aumento de 7,5% em relação ao ano anterior; norte-americanos aproveitaram os descontos em brinquedos e dispositivos eletrônicos

  • Por Jovem Pan
  • 25/11/2023 18h11
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO Consumidores aproveitam as promoções da Black Friday na loja Magalu, na zona norte de São Paulo EUA bateram recorde de vendas nesta Black Friday

As vendas online da Black Friday nos Estados Unidos totalizaram US$ 9,8 bilhões (R$ 48 bilhões), um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior, e bateram recorde, informou a Adobe Analytics, neste sábado, 25. A empresa, que analisa os dados das plataformas online dos principais varejistas do país, já havia divulgado números históricos do dia anterior nos EUA, na quinta-feira de Ação de Graças, quando as vendas online totalizaram US$ 5,6 bilhões, um aumento de 5,5% em relação a 2022. Na Black Friday, o maior dia de compras do país, os americanos aproveitaram os descontos em brinquedos e dispositivos eletrônicos, sendo que os mais vendidos no comércio eletrônico foram as estruturas de jogos KidKraft, surpresas da Mini Brands, TVs e smartwatches.

O principal analista da empresa, Vivek Pandya, disse em comunicado que a Black Friday “reafirmou sua posição dominante” na temporada de festas (novembro-dezembro) graças à demanda ajudada por preços mais baixos e descontos “que tentaram até mesmo os consumidores mais cautelosos”. A empresa de tecnologia Salesforce, que analisa as transações dos consumidores na internet, divulgou neste sábado números ainda mais otimistas: as vendas online para a Black Friday nos EUA foram de 16,4 bilhões (aumento de 9%) e, globalmente, de 70,9 bilhões (aumento de 8%). Além dos números do comércio eletrônico, as vendas em lojas físicas, para as quais não há previsões e que continuam sendo as mais importantes, terão que ser adicionadas posteriormente, já que a maioria dos americanos faz compras pessoalmente durante esses dias de vendas, apesar da facilidade de gastar em um “clique”. Para a Cyber Monday, que é o maior dia de vendas online nos EUA, a Adobe prevê outro recorde, de cerca de US$ 12 bilhões, o que representaria um aumento de 6% em relação ao ano passado.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.