Brexit: criticada, May garante que não vai renunciar ao cargo de primeira-ministra

  • Por Jovem Pan
  • 15/11/2018 13h56
Will Oliver/EFE Theresa May May espera continuar à frente do governo quando o Reino Unido deixar a União Europeia

A semana tem sido tensa na Europa. Em meio a discussões a respeito do Brexit, como é conhecido o acordo que prevê a saída do Reino Unido da União Europeia, a primeira-ministra Theresa May recebeu uma série de críticas, mas garantiu que mesmo assim não vai renunciar ao cargo.

No Parlamento, questionada pelo deputado trabalhista Mike Gapes se planejava deixar a Casa no comando de alguém que possa “levar o país para frente com unidade”, a primeira-ministra respondeu com um conciso “não”.

Um porta-voz oficial de Downing Street, escritório oficial em Londres, confirmou aos veículos de imprensa locais que May espera continuar à frente do governo quando o Reino Unido deixar a União Europeia – o que deve acontecer em 29 de março.

Além disso, esse mesmo porta-voz indicou que a política conservadora terá que enfrentar uma eventual moção de confiança se um número suficiente de deputados decidir tentar forçar sua saída como líder do Partido Conservador. Caso 48 deputados conservadores apoiem essa moção, seria convocada uma votação na qual os críticos à gestão da primeira-ministra devem somar mais de 158 votos para iniciar um processo de eleições primárias.

Por outro lado, caso a votação ocorresse e May saísse vencedora, o partido não poderia voltar a desafiar a liderança em 12 meses.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.