Caravana de imigrantes se reúne em Tijuana para decidir se segue para os EUA

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2018 10h07
EFE A caravana de imigrantes centro-americanos chegou à Tijuana, na fronteira entre México e Estados Unidos

Os cerca de 5 mil imigrantes que entraram no México no último dia 19 pararam na cidade de Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos. A expectativa do grupo é se reunir até esta segunda (19) com os parentes e amigos que já estavam na cidade para definir o que fazer: permanecer no país ou insistir em seguir para os Estados Unidos, o destino inicial da caravana.

A maior concentração de centro-americanos, na sua maioria hondurenha, está no albergue instalado no ginásio Benito Juárez, na região norte da cidade, onde as autoridades registraram 2.397 pessoas.

Os imigrantes disseram que esperam a chegada de outras 1.000 pessoas, que chegariam a qualquer momento, e que há outras 1.500 que estão na cidade de Mexicali com possibilidades de chegar até segunda-feira.

Os centro-americanos passaram da euforia, por causa da sua chegada à fronteira do México com os EUA, à reflexão, já que viram o forte esquema de segurança que há por trás da cerca fronteiriça com agentes americanos.

Os imigrantes em Tijuana esperam a chegada de todos seus companheiros para tomar uma decisão, embora muitos já tenham analisado a possibilidade de ficar no México para regularizar sua situação migratória e trabalhar. Outros pensam esperar semanas ou meses, enquanto trabalham no país, para tentar atravessar para os EUA em outra ocasião.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.