China revela a partir de que dia entendeu a real gravidade da Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2020 14h11
Jerome Favre/EFE A China foi o berço do novo coronavírus

A subdiretora da Comissão Nacional de Saúde da China, Zeng Yixin, garantiu nesta sexta-feira que, até 19 de janeiro, as autoridades do país não sabiam o quão infeccioso era o novo coronavírus, em mais uma resposta aos ataques dos Estados Unidos sobre uma suposta ocultação da gravidade da situação.

“Em 19 de janeiro, graças aos esforços conjuntos das equipes de especialistas e dos profissionais locais de saúde, conseguimos alcançar uma compreensão mais precisa da capacidade de transmissão do vírus”, explicou a integrante do governo.

Zeng lembrou que, um dia depois, foi feito um pronunciamento na televisão pública, informando que o novo coronavírus poderia ser transmitido entre humanos. Por isso, naquele momento, a Covid-19 estava sendo incluída no sistema de doenças contagiosas nacionais, além de o país ter começado a adotar medidas mais rígidas de controle de contágio.

A subdiretora da Comissão Nacional de Saúde ainda relatou que, em 14 de janeiro, técnicos chineses analisaram a possibilidade de uma propagação em massa, em momento que inúmeras perguntas estavam sem resposta, inclusive sobre a capacidade de transmissão e o modo de infecção. No mesmo dia, segundo Zeng, houve uma reunião com os responsáveis da área de Saúde de todas as províncias da China.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.