China confirma transmissão de vírus entre humanos

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2020 06h35 - Atualizado em 21/01/2020 08h36
EFE/YONHAPAqui no Brasil, o Ministério da Saúde descartou a possibilidade de suspeita de contaminação

Na China, mais uma pessoa morreu em decorrência de um vírus que tem preocupado a população. O país asiático confirmou nesta segunda-feira (20) a quarta morte causada pelo coronavírus.

Pequim também anunciou que a transmissão da doença ocorre entre pessoas. Até então os pesquisadores tinham dúvida quanto à forma de contaminação, porque este é um tipo de vírus com pouca capacidade de infectar seres humanos. Os cientistas acreditam que a fonte primária de contágio tenha sido através de um animal.

Até agora, mais de 200 pessoas já foram infectadas — a maioria delas na cidade de Wuhan. No entanto, a doença chegou não só à capital chinesa como também ao Japão, Tailândia e à Coreia do Sul.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde descartou a possibilidade de suspeita de contaminação.

O coronavírus apresenta aspectos semelhantes aos de uma pneumonia. Os principais sintomas são falta de ar, dificuldade para respirar, tosse e febre.

A OMS criou um grupo que irá discutir, nesta quarta-feira, se a situação pode ser classificada como um surto e como os outros países deverão se portar em relação à nova mutação do vírus.

*Com informações da repórter Camila Yunes