Torres de Notre-Dame estão salvas; bombeiro fica gravemente ferido

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2019 17h58 - Atualizado em 15/04/2019 18h36
EFE Bombeiros tentam conter há três horas as chamas na catedral de Notre-Dame

O secretário do Ministro do Interior da França, Laurent Nunez, disse que as duas torres do sino da catedral de Notre-Dame estão salvas, e que o incêndio, que consumiu a igreja na tarde desta segunda-feira (15), está sendo controlado. Ele afirmou que dois terços do telhado ficaram destruídos.

“O fogo está mais fraco. As duas torres da catedral estão salvas. Estamos agora trabalhando para salvar as peças de arte de dentro da igreja”, disse aos repórteres que estão no local.

Segundo informações da Brigada de Incêndio de Paris, um bombeiro está gravemente ferido. Nunez declarou que podem ser necessárias mais três ou quatro horas para apagar o incêndio.

O vereador da Cultura da Câmara de Paris, Christophe Girard, declarou que o Ministério da Cultura está comprometido a fazer o máximo possível para que todos os artefatos sejam salvos e removidos da catedral. Segundo ele, algumas pinturas já foram retiradas da igreja.

Girard afirmou, ainda, que já está sendo montada uma campanha internacional de ajuda para custear os reparos que serão necessários. “Recebemos muitas mensagens de solidariedade do mundo inteiro, porque a catedral pertence a ele. Muitas propostas de apoio foram feitas”, disse à CBS.

A Catedral de Notre-Dame foi construída no ano de 1163. Dentro da igreja, há um acervo histórico muito importante, incluindo um órgão do século XVII ainda em funcionamento e diversas pinturas e esculturas.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.