Começa votação para escolha de Kamala Harris como candidata democrata

Atual vice-presidente do país já conta com apoio de 3.9 mil delegados; Harris será a primeira mulher negra a ser candidata à presidência dos Estados Unidos

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2024 21h51
  • BlueSky
JANEK SKARZYNSKI/AFP Kamala Harris, vice-presidente dos EUA O resultado da votação será anunciado pelo comitê no mais tardar na próxima segunda-feira (05)

O Comitê Nacional Democrata (DNC) iniciou, nesta quinta-feira (01), a votação virtual para designar oficialmente Kamala Harris como a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos. O processo on-line começou às 9h, horário do leste dos Estados Unidos (10h de Brasília) e terminará no próximo dia 5 de agosto às 18h (19h). Harris, atual vice-presidente dos Estados Unidos, tem a certeza da nomeação do Partido Democrata por ser a única que se apresentou à votação. Oficialmente, Harris se tornará a candidata democrata à presidência quando conseguir 1.976 delegados, embora quase 3.900 delegados já tenham confirmado que votarão remotamente na vice-presidente, a primeira mulher negra a ser candidata à presidência dos Estados Unidos.

O resultado da votação será anunciado pelo comitê no mais tardar na próxima segunda-feira (05), duas semanas antes da reunião dos democratas em Chicago, no dia 19 de agosto, para realizar sua convenção e uma votação cerimonial para coroar Harris como sua candidata à presidência. Após Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, anunciar sua desistência da disputa pela reeleição, Kamala Harris surgiu rapidamente como a única substituta possível, com o apoio de dirigentes do partido e melhores resultados que Biden nas pesquisas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A vice-presidente também conseguiu reanimar a base democrata, com efeito imediato em sua campanha de arrecadação de fundos, que em poucos dias recebeu mais de US$ 200 milhões. A disputa contra Donald Trump nas urnas promete ser difícil, mas os democratas estariam agora, segundo as pesquisas, em melhores condições para enfrentar o magnata, que há poucas semanas era o favorito à Casa Branca.

Outro detalhe importante, para além da definição de Kamala como nome para a presidência, é a escolha do companheiro de chapa de Harris, que se tornará vice-presidente caso ela seja eleita. Até o momento, é informado que Kamala não chegou a uma conclusão concreta sobre o nome escolhido, que deve ser anunciado após a reunião do partido.

*Com informações da EFE

Publicado por Marcelo Bamonte

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.