Jovem Pan
Publicidade

Começam consultas parlamentares para escolher novo presidente da Catalunha

O presidente do parlamento regional da Catalunha, Roger Torrent, iniciou nesta segunda-feira novos contatos com os diferentes partidos para propor o candidato à presidência do governo desta comunidade autônoma da Espanha, após não conseguir um acordo entre os partidos independentistas, que são majoritários na câmara regional.

Publicidade
Publicidade

Torrent propôs inicialmente Carles Puigdemont, ex-presidente do governo catalão, mas, devido à impossibilidade de ele ser eleito por estar foragido da Justiça espanhola na Bélgica, este renunciou à sua candidatura e propôs Jordi Sánchez, o segundo de sua lista eleitoral, a coligação Juntos pela Catalunha (JxCat).

Mas Sánchez tem também uma desvantagem, já que está em prisão provisória por seu envolvimento no processo independentista e necessitaria da permissão do Tribunal Supremo da Espanha para sair da prisão e poder comparecer ao plenário do parlamento no qual sua posse seria debatida.

O primeiro a ser recebido por Torrent foi o deputado da Candidatura de Unidade Popular (CUP, independentistas radicais), Carles Riera, que pediu uma “proposta radicalmente diferente” da dos outros independentistas, a coalizão JxCat e a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), e reiterou que, enquanto isto não acontece, seus quatro deputados se absterão na posse de qualquer candidato.

Com a abstenção da CUP, JxCat e ERC não teriam maioria suficiente no parlamento para eleger Sánchez.

Os dois somam 66 cadeiras das 135 da Câmara regional, mas contam com três deputados presos e dois foragidos na Bélgica entre as suas fileiras, por isso, mesmo que o Tribunal Supremo permitisse que os políticos presos comparecessem à votação, são necessárias as quatro cadeiras da CUP para conseguir a maioria.

Hoje, a porta-voz do grupo parlamentar do JxCat, Elsa Artadi, garantiu que ainda há “margem” para um acordo com a CUP que torne possível eleger Jordi Sánchez.

A Catalunha realizou eleições regionais em 21 de dezembro, depois que o governo espanhol destituiu o Executivo catalão após a declaração de independência de 27 de outubro, que foi considerada ilegal pela Justiça espanhola.

O Ciudadanos (liberais contrários à independência) ganhou as eleições, mas os grupos separatistas somados têm maioria na Câmara, com 70 cadeiras.

No entanto, esses grupos não conseguiram a eleição de um novo presidente catalão, por isso o governo regional ainda está sob controle do Executivo central em Madri.

Publicidade
Publicidade