Coreia do Norte diz que Mike Pompeo pode ‘complicar’ diálogo com EUA

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2019 14h15 - Atualizado em 18/04/2019 14h15
Agência EFE O secretário de Estado é o líder das negociações entre Washington e Pyongyang

O governo da Coreia do Norte solicitou aos Estados Unidos que o país substitua a atuação de seu secretário de Estado, Mike Pompeo, nas conversas entre os dois países. Pompeo é líder na negociação que discute a desnuclearização da Coreia do Norte. Kim Jong Un e Donald Trump já tiveram dois encontros, mas terminaram sem acordo.

Kwon Jong-gun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte coreano, disse que Pompeo não é bom comunicador. “Caso as conversas sejam retomadas no futuro, gostaríamos de ver alguém que mostre maior tato e maturidade na hora de se comunicar”, afirmou.

Jong-gun acrescentou que o relacionamento pode “ficar complicado se Pompeo estiver envolvido nas negociações” e observa que, toda vez que o secretário de Estado “põe o nariz, o diálogo piora e fica sem resultados”.

Ao mesmo tempo, Kwon ressaltou que “felizmente, a relação entre o presidente (dos EUA) Donald Trump e nosso líder (Kim Jong-un) continua sendo boa”.

No mesmo dia das declarações, o governo norte-coreano anunciou que Kim supervisionou o teste de uma arma tática (de curto alcance para campos de batalha), sem fornecer mais detalhes.

Os especialistas acreditam se tratar de um míssil de cruzeiro, um projétil de curto alcance cujo uso por parte da Coreia do Norte não sanciona nenhuma das resoluções das Nações Unidas.

No entanto, o gesto poderia ser um alerta a Trump, que disse estar muito satisfeito com o fato de Pyongyang não ter testado mísseis balísticos, nem armas atômicas em um ano e meio, para que opte por flexibilizar sua postura negociadora após a fracassada cúpula de Hanói.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.