Direita tenta voltar ao poder na Espanha e fortalecer conservadores na UE

Alberto Núñez Feijóo, candidato do Partido Popula, deve derrotar Pedro Sánchez, atual primeiro-ministro, nas eleições deste domingo, 23, e assumir a presidência do governo espanhol

  • Por Sarah Américo
  • 23/07/2023 07h10 - Atualizado em 24/07/2023 18h02
JAIME REINA / AFP feijóo espanha Alberto Núñez Feijóo, candidato do Partido Popular (conservador) da Espanha

A direita europeia, em constante ascensão nos últimos anos, pode estar prestes a assumir mais um país da União Europeia: a Espanha. Segundo as pesquisas eleitorais, o senador e líder da oposição no Parlamento, Alberto Núñez Feijó, tende a derrotar o atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, nas eleições deste domingo, 23. A principal polêmica é que, se eleito, o candidato do conservador Partido Popular (PP) provavelmente precisará do apoio do Vox, que representa a extrema-direita espanhola. Do outro lado, caso seja reeleito, o representante do Partido Socialista Obreiro Espanhol (PSOE) deve consolidar aliança com a extrema-esquerda. Para formar governo e assumir o Executivo, a legislação espanhola determina que o mais votado nas urnas tenha maioria absoluta de aliados no Parlamento, com o mínimo de 176 deputados.

Previstas inicialmente para acontecer em dezembro de 2023, as eleições gerais foram antecipadas após Sánchez dissolver o Parlamento quando a esquerda sofreu duras derrotas nas eleições municipais e regionais. O premiê, que chegou ao poder em 2018, tentava mudar o cenário que já beneficiava a direita. O Partido Popular obteve 31,53% e quase 7 milhões de votos, 761 mil a mais do que o PSOE, que conquistou 28,11%.

Manuel Furriela, especialista em Relações Internacionais da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), observa que o que se tem hoje na Espanha é um cenário de polarização já assistido em outras regiões do mundo. Para ele, desde as eleições regionais, o triunfo do Partido Popular parece inevitável. A única dúvida é se haverá necessidade de aliança com o Vox, partido ultranacionalista e ultraconservador nascido em 2013 de uma cisão no PP. A dinâmica da direita perdeu impulso quando o PP foi obrigado a negociar acordos com o Vox para formar governo em algumas regiões e, como esperava Pedro Sánchez, o PP e seu líder não saíram ilesos. O Vox rejeita, por exemplo, falar sobre “violência de gênero” e nega as mudanças climáticas.

espanha

As chances de reeleição de Sánchez parecem mais escassas após o único debate televisionado, em 10 de julho, que levou ao crescimento de Feijóo nas pesquisas. O atual premiê se gabou de seu desempenho na economia mas, apesar dos resultados positivos no contexto europeu, o cenário ainda não gera boa percepção para os espanhóis. “O país tem um problema crítico a ser enfrentado: o alto índice de desemprego, principalmente entre os jovens”, destaca Manuel Furriela. O professor também cita a crise demográfica e o abastecimento da mão de obra via imigração, muito questionada pela população.

Gustavo Macedo, professor de relações internacionais do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), acredita que a questão migratória não deve ser solucionada por, pelo menos, mais 10 ou 15 anos. Ele também ressalta o desafio que o eleito terá para conseguir costurar uma coalizão de governo. “Seja esquerda ou direita, dificilmente terá maioria no Legislativo e será necessário costurar o governo que vai precisar avançar com aprovação de algumas pautas. Uma delas é a necessidade de correr para se modernizar e sobreviver diante de uma Europa que está passando por mudanças devido à guerra na Ucrânia.”

pedro sanchez

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, dissolveu o Parlamento em maio e antecipou as eleições legislativas│EFE/Moncloa / Pool / Borja Puig de la Bellacasa

Para Macedo, o resultado destas eleições na Espanha também deve mudar o cenário com o qual o Brasil vai lidar nos próximos anos. “Se a direita se consagra, pode influenciar na política externa com o Brasil, ainda mais porque a Espanha está na presidência do Conselho da União Europeia e tem a função de reorganizar as pautas que vão ser votadas.” Isso inclui o acordo entre Mercosul e União Europeia, que vem sendo debatido entre os dois blocos com previsão de finalização até o final do ano. “Se você tem um governo de esquerda eleito, pode facilitar a comunicação bilateral, mas pode dificultar a comunicação multilateral Brasil-União Europeia. Se a direita vence, pode dificultar a comunicação bilateral, mas, por outro lado, poderia favorecer o acordo entre Mersocul e UE.”

Até o último final de semana antes das eleições, cerca de 20% dos eleitores estavam indecisos sobre quem votar. Neste ano, devido à antecipação da votação para as férias de verão, foram registradas 2.622.808 solicitações antecipadas de voto por correspondência dos espanhóis. Quase 37,5 milhões de pessoas estão convocadas às urnas.

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.