Diretor da OMS nega que Taiwan tenha denunciado casos de coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2020 14h47
Salvatore Di Nolfi/EFE Tedros Adhanom Ghebreyesus é o atual diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros também voltou a reiterar que o relaxamento das medidas de distanciamento social deve seguir uma série de fatores

A Organização Mundial da Saúde (OMS) negou ter ignorado um e-mail de autoridades de Taiwan que teria denunciado os primeiros casos de transmissão entre humanos do coronavírus, no final de dezembro. A declaração foi dada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última semana.

“A primeira informação sobre coronavírus não veio de Taiwan”, garantiu o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20) em Genebra, na Suíça.

Tedros também voltou a reiterar que o relaxamento das medidas de distanciamento social deve seguir uma série de fatores, entre eles a capacidade dos sistemas de saúde de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos de Covid-19. “Queremos enfatizar que afrouxar as restrições não significa o fim da epidemia em qualquer país. Acabar com a epidemia vai demandar esforço sustentável da parte de indivíduos, comunidades e governos para continuarem a suprimir e controlar o vírus”, afirmou.

O diretor-geral da OMS ressaltou que a entidade está comprometida em salvar vidas e agradeceu ao apoio dos ministros da Saúde do G20, em teleconferência realizada ontem. De acordo com Tedros, o Fundo de Resposta Solidário à Covid-19 arrecadou mais de US$ 194 milhões e mais de 100 países se associaram aos testes clínicos sobre a doença.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.