Trump acusa OMS de ter ignorado alertas sobre Covid-19: ‘Por que demorou tanto?’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma publicação no Twitter em que acusa a entidade de ter ignorado alertas de Taiwan, no fim de dezembro, sobre a possibilidade de o coronavírus ser transmitido pelo contato entre humanos.
Para o republicano, o órgão internacional fez declarações “imprecisas e enganosas” em janeiro e fevereiro, enquanto o vírus avançava no mundo.
“Por que a OMS ignorou um e-mail das autoridades de saúde de Taiwan no final de dezembro alertando-a para a possibilidade de o coronavírus poder ser transmitido entre humanos?”, questionou Trump.
“Por que a OMS fez várias declarações imprecisas ou enganosas sobre o coronavírus em janeiro e fevereiro, enquanto o vírus se espalhava globalmente? Por que a OMS demorou tanto tempo para tomar ações decisivas?”, acrescentou.
….in January and February, as the Virus spread globally? Why did the W.H.O. wait as long as it did to take decisive action? Lanhee Chen, Hoover Institution Fellow @FoxNews
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 17, 2020
Corte de verbas
As críticas desta sexta-feira são só mais um capítulo da tensão que tomou conta da relação entre Trump e OMS. Na última terça-feira (14), o presidente dos Estados Unidos anunciou o corte das verbas destinadas pelos EUA à entidade e justificou a decisão pela oposição da OMS ao fechamento das fronteiras para combater a propagação do vírus, por não ter agido mais cedo e por ter não só confiado, mas também “elogiado” o governo da China, país onde a pandemia surgiu.
“Com a pandemia de Covid-19, temos sérias dúvidas se a generosidade dos Estados Unidos foi aproveitada da melhor maneira possível”, afirmou o chefe de governo americano, que comanda o país com mais casos e mortes no planeta.
O fim do financiamento norte-americano à OMS foi alvo de críticas por outros países.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.