Trump acusa OMS de ter ignorado alertas sobre Covid-19: ‘Por que demorou tanto?’

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2020 12h51 - Atualizado em 17/04/2020 12h55
Chris Kleponis/EFE Donald Trump é o atual presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma publicação no Twitter em que acusa a entidade de ter ignorado alertas de Taiwan, no fim de dezembro, sobre a possibilidade de o coronavírus ser transmitido pelo contato entre humanos.

Para o republicano, o órgão internacional fez declarações “imprecisas e enganosas” em janeiro e fevereiro, enquanto o vírus avançava no mundo.

“Por que a OMS ignorou um e-mail das autoridades de saúde de Taiwan no final de dezembro alertando-a para a possibilidade de o coronavírus poder ser transmitido entre humanos?”, questionou Trump.

“Por que a OMS fez várias declarações imprecisas ou enganosas sobre o coronavírus em janeiro e fevereiro, enquanto o vírus se espalhava globalmente? Por que a OMS demorou tanto tempo para tomar ações decisivas?”, acrescentou.

Corte de verbas

As críticas desta sexta-feira são só mais um capítulo da tensão que tomou conta da relação entre Trump e OMS. Na última terça-feira (14), o presidente dos Estados Unidos anunciou o corte das verbas destinadas pelos EUA à entidade e justificou a decisão pela oposição da OMS ao fechamento das fronteiras para combater a propagação do vírus, por não ter agido mais cedo e por ter não só confiado, mas também “elogiado” o governo da China, país onde a pandemia surgiu.

“Com a pandemia de Covid-19, temos sérias dúvidas se a generosidade dos Estados Unidos foi aproveitada da melhor maneira possível”, afirmou o chefe de governo americano, que comanda o país com mais casos e mortes no planeta.

O fim do financiamento norte-americano à OMS foi alvo de críticas por outros países.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.