Espaço aéreo da Venezuela teria sido fechado por Maduro; AirFrance suspende operação no país

  • Por Jovem Pan
  • 22/02/2019 17h06 - Atualizado em 22/02/2019 17h10
Reprodução/Flight Radar Espaço aéreo venezuelano está esvaziado nesta sexta

O ditador Nicolás Maduro teria ordenado o fechamento do espaço aéreo da Venezuela para voos “gerais e privados”. Um comunicado do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil sobre o assunto está veiculando nas redes sociais nesta sexta-feira (22).

O texto, que foi divulgado por jornais internacionais, informa a proibição da operação e circulação em território nacional e demais espaços geográficos da “República Bolivariana da Venezuela” das aeronaves de aviação geral e privada.

Em nota aos clientes, a AirFrance informou que “se encontram suspensos” os voos com destino a Caracas, ou partindo de lá, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro.  De acordo com a empresa aérea, quem tiver passagens compradas poderá remarcá-las.

O objetivo do fechamento do espaço aéreo, assim como a fronteira terrestre com o Brasil, seria impedir a chegada de aviões com ajuda humanitária, iniciativa vista por Maduro como tentativa de interferência indevida de outros países na Venezuela.

No site Flight Radar, que monitora todos os voos do mundo, é possível notar que o território venezuelano está sendo desviado por todas as empresas. Às 17 horas, apenas um avião sobrevoava o país – o voo, da AirEuropa, segue do Equador para a Espanha.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.