EUA e Turquia anunciam cessar-fogo em operação contra curdos na Síria
As negociações aconteceram entre o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e o presidente da Turquia, Recep Erdogan. A pausa nos ataques deve durar cinco dias, segundo Pence
Os Estados Unidos e a Turquia chegaram a um acordo nesta quinta-feira (17) para um cessar-fogo na Síria. O acordo foi negociado entre o vice-presidente Mike Pence e o presidente turco, Recep Erdogan.
A pausa nas operações militares da Turquia contra milícias curdas no norte da Síria, que começaram na semana passada, terá a duração de cinco dias de duração, segundo Pence.
Pence disse que as tropas curdas serão retiradas da região neste período. Por meio do Twitter, o presidente Donald Trump agradeceu a Pence e Erdogan pelo acordo. “Milhões de vidas foram salvas”, disse Trump.
This is a great day for civilization. I am proud of the United States for sticking by me in following a necessary, but somewhat unconventional, path. People have been trying to make this “Deal” for many years. Millions of lives will be saved. Congratulations to ALL!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 17, 2019
Ainda de acordo com Pence, o cessar-fogo já começou e haverá uma zona desmilitarizada de 32 quilômetros na fronteira turca.
A Turquia começou a atacar posições curdas na Síria depois de Trump ter ordenado a retirada de forças americanas da região. A decisão foi duramente criticada pelo Congresso americano e pelo próprio Partido Republicano.
Os curdos auxiliaram os EUA no combate ao Estado Islâmico durante as operações da Guerra Civil na Síria, que envolve ainda tropas leais a Bashar Assad, rebeldes sunitas e tropas russas.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.