‘EUA manterão máxima pressão sobre o Irã até que mudem de rumo’, diz Marco Rubio a Netanyahu

Primeiro-ministro de Israel declarou que ‘a decisão de Trump de atacar as instalações nucleares iranianas, não foi apenas algo militarmente sensato, mas também uma mensagem para todo o mundo’ 

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2025 09h53 - Atualizado em 15/09/2025 11h18
  • BlueSky
EFE/EPA/HAIM TZACH / GPO / Uma foto de folheto disponibilizada pelo Gabinete de Imprensa do Governo de Israel (GPO) mostra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (D) e o secretário de Estado dos EUA Marco Rubio (E) durante seu encontro no gabinete do primeiro-ministro em Jerusalém, em 15 de setembro de 2025. (Jerusalém) EFE/EPA/HAIM TZACH / GPO / FOLHETO FOLHETO USO EDITORIAL SOMENTE/VENDAS NÃO PROIBIDAS Benjamin Netanyahu e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Jerusalém

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, prometeu nesta segunda-feira (15) a Israel que seu país manterá a “máxima pressão” sobre o Irã para impedir que fabrique uma arma nuclear. “O presidente [Donald Trump] continua com uma campanha de máxima pressão”, declarou Rubio em uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e acrescentou que “continuará sendo exercida a máxima pressão econômica sobre o Irã até que mudem de rumo”.

“Um Irã nuclear governado por um clérigo xiita radical que possua potencialmente não só armas nucleares, mas também os mísseis que poderiam levar essas armas muito longe, é um risco inaceitável, não apenas para Israel, não apenas para os Estados Unidos, mas para o mundo”, afirmou. Em junho, Netanyahu lançou uma ofensiva contra o Irã que destruiu instalações nucleares e militares e matou vários cientistas nucleares.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os ataques ocorreram enquanto Trump buscava uma via diplomática com o Irã, mas o presidente dos EUA mudou de postura e lançou, por sua vez, um ataque contra instalações nucleares do Irã. “A decisão do presidente Trump de atacar as instalações nucleares do Irã não foi apenas algo militarmente sensato”, disse Netanyahu, “mas também uma mensagem para todo o mundo”. Irã, que assegura que seu programa nuclear tem fins pacíficos, indicou que mais de mil pessoas morreram nesta guerra de 12 dias.

*Com informações da AFP

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.