EUA: Suposta vítima de indicado ao Supremo aceita testemunhar no Senado

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2018 08h49
EFE Christine acusa Kavanaugh de atacá-la durante uma festa, quando eles estavam no ensino médio, na década de 80

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de assédio sexual o indicado à Suprema Corte dos Estados Unidos, Brett Kavanaugh, aceitou depor no Senado na próxima semana, informou sua equipe de defesa neste sábado.

Os termos e a data do depoimento seguem sem ser divulgados, já que as negociações entre os advogados e o Comitê de Justiça do Senado, encarregado de avaliar a idoneidade de Kavanaugh para ser juiz da alta corte, continuam em andamento.

O presidente do Comitê de Justiça, Chuck Grassley, deu o dia de hoje como prazo para Christine decidir se estava disposta ou não a falar para a comissão do Senado. Segundo a imprensa americana, os advogados dela confirmaram a presença através de um e-mail enviado ao comitê pouco antes do fim do prazo.

O texto não especifica se ela concordou com a data da audiência, marcada para a próxima quarta-feira, e Debra Katz, advogada de Christine, afirmou que ainda é preciso elaborar um “acordo sobre os detalhes”. Inicialmente, ela não estava de acordo com as condições expostas para a realização da audiência, que aconteceria na segunda-feira, com os dois no mesmo interrogatório.

O caso

Christine acusa Kavanaugh de atacá-la durante uma festa, quando eles estavam no ensino médio, na década de 80. Ele nega o caso, mas ela solicitou uma investigação do FBI a respeito.

As acusações estão alongando o processo de confirmação do controverso juiz, considerado muito conservador pelos democratas, que também o acusam de não ter mostrado todos os antecedentes profissional, ao contrário de outros indicados anteriormente ao Supremo.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.