FBI prende suspeito de enviar pacotes-bomba nos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2018 12h40 - Atualizado em 26/10/2018 12h48
EFE Polícia dos EUA prendeu suspeito de enviar pacotes-bomba

A polícia federal investigativa dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês) deteve nesta sexta-feira um homem relacionado com o envio de pacotes suspeitos no país, que foram dirigidos principalmente a nomes do Partido Democrata e a críticos do presidente americano Donald Trump, informou a emissora “CNN”.

Ainda sem revelar o nome do suspeito, um informante da polícia disse que ele tem 50 anos e possui histórico criminal. Ele foi preso em Plantation, na Flórida – de onde foram enviados os pacotes –  e tem ligações, ainda não explicados, com Nova York.

A detenção do suposto autor acontece depois que pacotes suspeitos foram enviados para 12 personalidades dos EUA nos últimos dias, entre eles o ex-presidente Barack Obama (2009-2017) e a ex-candidata presidencial Hillary Clinton, entre outros.

Pacotes suspeitos

Desde a segunda-feira, 12 pacotes-bomba foram enviados, com artefatos encaminhados a endereços de políticos, celebridades ou autoridades, além de veículos de comunicação como a CNN. As autoridades classificaram como “terrorismo”, mas o objetivo inicial é determinar se os dispositivos foram projetados com a intenção de explodir ou se simplesmente foram enviados para semear o medo.

Em comunicado, o FBI informou que os pacotes tinham as mesmas caraterísticas: todos foram enviados em envelopes com plástico bolha e, no lado externo, havia rótulos impressos com os endereços.

O fato de todos os destinatários serem membros do Partido Democrata ou pessoas contrárias ao presidente Donald Trump indicam uma possível motivação política, mas nada foi revelado sobre a autoria por enquanto.

Esses episódios ocorrem apenas duas semanas antes da realização das eleições legislativas de meio de mandato no país, no dia 6 de novembro.

*Com informações da Agência EFE.

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.