Fernández conversa com Macron sobre soltura de Lula
O presidente eleito da Argentina conversou com o presidente da França durante cerca de uma hora por telefone
O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, conversou neste sábado (8) com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a soltura de Lula e um possível novo cenário político no Brasil e na América Latina.
“Falamos de Lula, do Chile, da Argentina, da Bolívia, da Venezuela… Dos problemas do continente. E senti, quando conversei com o presidente Macron, que ele me entendia”, declarou Fernández durante a abertura do segundo dia do encontro do Grupo de Puebla, realizado em Buenos Aires.
Fernández assumirá a presidência argentina em 10 de dezembro e foi o primeiro orador do evento.
Ao falar sobre a conversa “de cerca de uma hora” por telefone com Macron, ele disse que um dos temas foi a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aconteceu após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que colocou fim a prisão após condenação em segunda instância.
“Hoje disse ao presidente Macron que, com Lula livre, sopram outros ventos no Brasil, e que ele confie nesses ventos”, declarou. “Também lhe contei o que está acontecendo no Chile. Disse a ele: presidente, o milagre chileno é que os chilenos nunca tinham reagido antes”, comentou o político argentino.
O Grupo de Puebla, que reúne líderes políticos de esquerda latino-americanos, conta em Buenos Aires com a presença de ex-presidentes como Dilma Rousseff e o ex-chanceler Celso Amorim, entre outros.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.