França: Macron escolhe Jean Castex como novo primeiro-ministro

O conversador era responsável pela gestão das medidas de reabertura no país 

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2020 10h19
EFE/EPA/GONZALO FUENTES Castex era desde abril o responsável pela gestão do desconfinamento devido à crise da pandemia da Covid-19

Após o pedido de demissão de Édouard Philippe, o presidente da França, Emmanuel Macron, escolheu nesta sexta-feira (3) o conservador Jean Castex para ocupar o cargo de primeiro-ministro do país. A informação foi passada em comunicado pelo Palácio do Eliseu, sede do governo.

Para a escolha, Macron aposta em um perfil técnico para liderar o novo perfil para o seu governo. O presidente anunciou ainda nesta sexta-feira (3), em entrevista à imprensa francesa, que está enfrentando um novo período em que sua política será mais social e que terá um componente mais ecológico.

Castex, que ocupou vários cargos de segundo nível em diversos ministérios, era desde abril o responsável pela gestão do desconfinamento devido à crise da pandemia da Covid-19. Anteriormente, ele coordenava as diferentes administrações envolvidas na organização dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Jean Castex, de 55 anos, também é prefeito de Prades desde 2008. Sempre sob rótulos conservadores, ele ocupou vários cargos regionais, mas deu um salto intermitente a Paris para ocupar cargos de segundo escalão, como o de vice-secretário-geral da presidência entre 2011 e 2012, durante mandato de Nicolas Sarkozy.

Reconhecido por suas habilidades administrativas, tanto entre políticos de direita quanto de esquerda, sua nomeação é interpretada como um passo à frente para o próprio Macron, que escolheu como primeiro-ministro um gestor e não um político.

Édouard Philippe, que passou três anos à frente do governo, deixa o cargo com altos índices de popularidade e no próximo domingo será oficialmente eleito prefeito de Le Havre, após vencer as últimas eleições municipais.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.