Gato é suscetível ao novo coronavírus e pode transmiti-lo dentro da espécie

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2020 11h44
Hoje, a Espanha anunciou o primeiro caso no país e o sexto no mundo de gato infectado pelo SARS-Cov-2

A família dos felinos, incluindo gatos e tigres, são suscetíveis ao novo coronavírus, e os primeiros podem transmiti-los para outros da mesma espécie. É o que confirmou nesta sexta-feira especialista em zoonoses e doenças alimentares da Organização Mundial de Saúde (OMS), Peter Ben Embarek.

A informação foi apresentada em entrevista coletiva virtual realizada a partir da sede da entidade, localizada em Genebra, na Suíça.

Hoje, a Espanha anunciou o primeiro caso no país e o sexto no mundo de gato infectado pelo SARS-Cov-2. O animal, que morreu, apresentava problemas de saúde e pertencia a uma família com diversas pessoas que contraíram a covid-19.

Recentemente, o zoológico de Nova York anunciou a contaminação de um dos tigres. Ben Embarek ainda afirmou que cachorros seriam suscetíveis de alguma forma ao novo coronavírus, mas em menor medida do que os gatos. Já porcos e aves, que são consumidas por humanos, não apresentam infecção.

A OMS, anteriormente, já indicou que o SARS-CoV-2 tem origem animal e que circula de maneira ancestral nos morcegos, como comprova a sequência genética do vírus, desmentindo assim a possibilidade de criação em laboratório.

O que os especialistas buscam entender é entender é que outro animal atuou como intermediário, ou seja, qual foi infectado pelos morcegos e transmitiu ao homem. Na pandemia da SARS, em 2003, foi estabelecido que se tratou do gato siberiano.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.