Brasileiros conseguem chegar ao sul de Gaza, mas ainda aguardam liberação de Israel para cruzar a fronteira

Governo do Brasil disponibilizou uma aeronave usada por Lula para o resgate, mas o grupo só conseguirá sair do enclave após o aval do governo israelense

  • Por Jovem Pan
  • 14/10/2023 09h21 - Atualizado em 14/10/2023 11h36
MOHAMMED SABRE/EFE/EPA israel Brasileiros conseguiram deixar o norte de Gaza e seguem para a fronteira com o Egito

Um grupo com cerca de 20 brasileiros conseguiu embarcar de novo em um ônibus fretado da Embaixada do Brasil na Palestina para tentar deixar a Faixa de Gaza. A viagem havia sido adiada devido aos novos bombardeios de Israel contra o grupo terrorista Hamas. De acordo com o embaixador brasileiro Alessandro Candeas, o grupo chegou ao sul do território neste sábado, 14, e segue para a fronteira com o Egito. Inicialmente, os brasileiros estavam em um abrigo no norte de Gaza, onde os israelenses pediram para que a população evacuasse a região a fim de iniciar uma incursão terrestre para resgatar reféns que estão com o grupo terrorista Hamas. De acordo com o governo brasileiro, parte dos brasileiros estava em uma escola local e aguardava evacuação para o sul, que foi viabilizada pelo Escritório em Ramalá. A saída dos brasileiros de Gaza depende agora de um aval de Israel, que controla a região fronteiriça. Os corpos diplomáticos de Israel, Brasil, Egito e até dos Estados Unidos dialogam para encontrar uma solução.

A Embaixada em Tel Aviv solicitou formalmente ao governo de Israel que não bombardeasse a escola. Já outra parte do grupo, segundo o governo brasileiro, estava em Khan Younes, no sul da Faixa, para onde muitas pessoas se deslocaram após o alerta de evacuação emitido pelas Forças de Defesa de Israel. Na última quinta-feira, 13, o governo do Brasil disponibilizou uma aeronave utilizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para buscar os brasileiros que estão em Gaza. O avião partiu para Itália no mesmo dia e se encontra em Roma aguardando liberação para ir para o Egito, onde vai buscar os repatriados.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.