Houthis ameaçam atacar navios dos EUA no Mar Vermelho se país intervir contra Irã

Ameaça foi feita apesar de um acordo de cessar-fogo firmado em maio entre os rebeldes do Iêmen e o governo norte-americano

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2025 18h06 - Atualizado em 21/06/2025 18h08
  • BlueSky
Yahya Arhab/EFE/EPA Apoiadores houthis queimam bandeiras dos Estados Unidos e de Israel durante protesto contra os bombardeios israelenses ao Irã Apoiadores houthis queimam bandeiras dos Estados Unidos e de Israel durante protesto contra os bombardeios israelenses ao Irã

Os rebeldes houthis do Iêmen ameaçaram neste sábado (21) atacar navios dos Estados Unidos no Mar Vermelho caso Washington participe de uma ofensiva militar contra o Irã, aliado do grupo. A ameaça foi feita apesar de um acordo de cessar-fogo firmado em maio com os norte-americanos. “Se os Estados Unidos se envolverem em um ataque contra o Irã ao lado do inimigo israelense, as forças armadas houthis atacarão seus navios e embarcações de guerra no Mar Vermelho”, declarou o porta-voz militar Yahya Sari, em vídeo divulgado pelo grupo.

Israel e Irã estão em guerra desde 13 de junho. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou recentemente que deve decidir nas próximas duas semanas se o país apoiará os bombardeios israelenses. Apoiados pelo Irã, os houthis já lançaram dezenas de ataques com mísseis e drones contra Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em 7 de outubro de 2023. O grupo também atacou embarcações ligadas a Israel e aos EUA no entorno do Iêmen antes do cessar-fogo.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo Yahya Sari, Israel busca “controle total” da região com o apoio dos EUA e tenta eliminar o Irã, considerado o principal obstáculo a esse objetivo. “Qualquer agressão dos Estados Unidos em apoio a Israel contra o Irã não será ignorada”, afirmou o porta-voz.

*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.