Impasse segue após conversa por telefone entre Biden e Putin; EUA fala em “custos severos”

Presidentes debateram situação de tropas russas estacionadas na fronteira com a Ucrânia

  • Por Jovem Pan
  • 12/02/2022 16h45
EFE/EPA/DAVID MAXWELL Presidente Joe Biden durante discurso Estados Unidos buscam invadir que Rússia invada a Ucrânia; russos exigem que país vizinho nunca se junte à Otan

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone neste sábado, 12, um dia após Washington alertar para uma invasão iminente dos russos à Ucrânia. De acordo informações da agência AFP, o impasse segue. O telefonema “foi profissional e substantivo e durou mais de uma hora. Não houve uma mudança fundamental sobre o que se está desenvolvendo há várias semanas”, disse a jornalistas um alto funcionário, que pediu para não ser identificado. A Rússia exige que os Estados Unidos prometam que a Ucrânia jamais se unirá à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar liderada pelo país norte-americano que Moscou vê como uma ameaça e estaria chegando cada vez mais próximo de suas fronteiras.

Nas redes sociais, a Casa Branca disse que Biden informou Putin que haverá severas consequências à Rússia. O mandatário norte-americano já ameaçou a Rússia com mais sanções, o que poderia causar grandes danos à economia russa. “O presidente Biden conversou com o presidente Vladimir Putin hoje para deixar claro que, se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia, os EUA e nossos aliados imporão custos rápidos e severos à Rússia. O presidente Biden instou o presidente Putin a se engajar na desescalada e na diplomacia”, informou a Casa Branca.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.