Inglaterra oferecerá 4ª dose da vacina contra a Covid-19 aos mais vulneráveis

Pessoas imunossuprimidas ou com mais de 75 anos de idade poderão receber mais uma aplicação de reforço

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2022 01h00
ANTONIO MACHADO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 22/12/2021 Mão feminina segura frasco de vacina e coloca agulha Reino Unido tem visto subida de casos por causa da subvariante BA.2

A Inglaterra vai oferecer a partir de segunda, 21, uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 75 anos e pessoas imunossuprimidas acima dos 12 anos, informou neste domingo (20, ainda sábado no Brasil) o serviço público de saúde (NHS). No total, cerca de cinco milhões de pessoas poderão receber a vacina e 600 mil serão incentivadas a agendar sua vacinação esta semana, segundo o NHS. “Após o enorme sucesso da implementação (da vacinação) até agora, nesta primavera estamos oferecendo aos maiores de 75 anos e aos mais vulneráveis uma dose de reforço para completar sua proteção contra esse vírus”, disse o ministro da Saúde, Sajid Javid, em um comunicado.

No Reino Unido, cada uma de suas quatro nações (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) decide sua política de saúde. Na Inglaterra, os adultos elegíveis à quarta dose receberão o imunizante da Pfizer ou da Moderna. Os adolescentes de 12 a 18 anos receberão apenas o da Pfizer. O governo está se preparando “para a quarta dose porque precisaremos dela”, afirmou o primeiro-ministro britânico Boris Johnson durante o congresso do Partido Conservador em Blackpool, no norte da Inglaterra, neste sábado. Recentemente, o número de pessoas infectadas pela subvariante BA.2 ômicron aumentou e a Escócia atingiu níveis recordes de contaminação, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (ONS, na sigla em inglês).

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.