Israel diz ter destruído caças iranianos; Teerã condena ataques e fala que ‘todas as linhas vermelhas’ foram cruzadas

Ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, disse ter comunicado à chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, que a ofensiva contra o Irã ainda não acabou e que os israelenses agirão para completá-la

  • Por Jovem Pan
  • 16/06/2025 19h25
  • BlueSky
ABIR SULTAN/EFE/EPA Um soldado israelense passa por uma casa em ruínas no Kibutz Beeri, perto da fronteira com Gaza Forças de Defesa de Israel (IDF)

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) afirmaram nesta segunda-feira (16) que atacaram e destruíram dois caças iranianos modelo F-14 no aeroporto de Teerã, conforme publicação na rede social X (antigo Twitter). Separadamente, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, disse ter comunicado à chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, que a ofensiva contra o Irã ainda não acabou e que os israelenses agirão para completá-la. “Enfatizei que as ações de Israel contra o programa nuclear do Irã e seus mísseis balísticos e drones contribuem diretamente para a segurança da Europa”, escreveu no X. Nesta segunda-feira, O embaixador do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), Amir Saeid Iravani, afirmou nesta segunda-feira (16) que seu país continuará se defendendo “de maneira proporcional” diante dos ataques de Israel.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Continuaremos a nos defender até que as agressões de Israel terminem”, disse o diplomata a jornalistas na sede do órgão, em Nova York (EUA). Iravani acusou Israel de ultrapassar “todas as linhas vermelhas” ao atingir diretamente alvos civis e de infraestrutura crítica dentro do território iraniano. “Hospitais foram atingidos, refinarias de petróleo. Isso não foi acidente. Foi proposital”, afirmou. Segundo ele, a ação militar de Teerã contra Tel Aviv foi uma resposta legítima para “preservar a soberania nacional e a integridade territorial” do Irã.

*Com informações do Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.