Israel e Líbano assinam acordo para delimitar fronteira marítima em raro feito diplomático

Países estavam negociando a meses com mediação dos Estados Unidos; ‘é uma conquista política’, disse o premiê israelense

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2022 12h08 - Atualizado em 27/10/2022 12h10
MAHMOUD ZAYYAT / AFP isarael e líbano Acordo entre Israel e Líbano foi mediado pelos Estados Unidos

Israel e Líbano assinaram um raro acordo nesta quinta-feira, 27, para delimitar as fronteiras marítimas, após meses de negociações mediadas pelo governo dos Estados Unidos. O presidente americano, Joe Biden, celebrou a iminente assinatura do acordo “histórico”, ao destacar que foi preciso “muita coragem” para o compromisso. Este acordo é um “reconhecimento” do Estado de Israel por parte do Líbano, afirmou o primeiro-ministro israelense, Yair Lapid, em uma reunião de gabinete na qual assinou formalmente o acordo. “Esta é uma conquista política, não é todo dia que um Estado inimigo reconhece o Estado de Israel em um acordo escrito e isto acontece diante de toda a comunidade internacional”, disse Lapid. O Líbano deve assinar o acordo durante a tarde no quartel-general da Força Provisória das Nações Unidas no Líbano (FPNUL), na cidade fronteiriça libanesa de Naqura, na presença do mediador americano Amos Hochstein e da coordenadora especial da ONU no Líbano, Joanna Wronecka.

“O acordo sobre os limites marítimos terá o formato de duas trocas de notas, uma entre Líbano e Estados Unidos e outra entre Israel e Estados Unidos”, disse o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric. O Líbano se recusa a ter sua delegação na mesma sala que a de Israel e a assinar o mesmo texto, alegando que os dois países estão oficialmente em estado de guerra. O acordo, que permitirá aos dois países explorar as reservas de gás no leste do Mediterrâneo, foi alcançado após anos de mediação americana. O acordo prevê deixar sob controle de Israel o campo de Karish e conceder ao Líbano o campo de gás de Qana, mais ao nordeste. Uma parte desta última reserva, no entanto, ultrapassará a linha de fronteira entre os dois países e, desta maneira, Israel ficará com parte do lucro de exploração, segundo o acordo.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.