Lula parabeniza Erdogan por reeleição na Turquia: ‘Conte com a parceria do Brasil’
Atual presidente turco foi reeleito com 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, o líder da oposição, Kemal Kilcdaroglu; veja reação de outros líderes mundiais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Tayyip Erdogan que foi reeleito presidente da Turquia, neste domingo, 28. Ele comandará o país por mais cinco anos. Com quase 100% das urnas apuradas, Erdogan obteve 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, o líder da oposição, Kemal Kilcdaroglu. Lula desejou um bom mandato e disse que o presidente turco pode contar “com a parceria do Brasil”. “Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, escreveu o presidente em suas redes sociais.
Mais cedo, o presidente reeleito disse que cumprirá todas as suas promessas. Ele declarou a vitória antes mesmo dos resultados oficiais. “Cumpriremos todas as nossas promessas”, disse o chefe de Estado, que está no poder há 20 anos, garantindo que “cada eleição é um renascimento”. “Essas eleições mostraram que ninguém pode atacar as conquistas desta nação”, continuou.
Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo 🇧🇷🇹🇷
— Lula (@LulaOficial) May 28, 2023
Outros líderes mundiais também se pronunciaram, como presidente da Rússia, Vladimir Putin. O líder russo parabenizou seu “querido amigo” e que o resultado do pleito turco “é uma clara evidência do apoio da população turca a uma política internacional independente”. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, destacou a aliança entre os dois países na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Parabéns ao presidente Recep Tayyip Erdogan daTurquia por sua reeleição. Espero continuar trabalhando junto como aliados da Otan [a aliança militar de potências ocidentais] em questões bilaterais e desafios globais compartilhados”, escreveu o líder americano.
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que os dois países têm desafios e enfrentar juntos e destacou a luta pelo “retorno da paz” na Europa. “França e Turquia têm enormes desafios a enfrentar juntos. Retorno da paz à Europa, futuro da nossa aliança Euro-Atlântica, Mar Mediterrâneo. Com o presidente Erdogan, a quem parabenizo por sua reeleição, continuaremos avançando”, destacou Macron. O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak falou em “dar continuidade à forte colaboração entre nossos países, desde o crescimento do comércio até o combate a ameaças à segurança como aliados da Otan”.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse em fortalecer “ainda mais a parceria estratégica para o bem dos nossos países, bem como fortalecer a cooperação para a segurança e a estabilidade da Europa”. Pouco tempo depois da vitória de Erdogan, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, se manifestou sobre sua “inquestionável vitória eleitoral”. “Parabéns ao presidente Erdogan em sua inquestionável vitória eleitoral. Parabéns, presidente!”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.