Macron pede que Rouhani mantenha acordo nuclear multilateral

  • Por Agência EFE
  • 09/05/2018 16h26
Agência EFE macron Em conversa com o presidente do Irã, Macron manifestou "vontade de continuar colocando em prática o acordo nuclear"

O presidente da França, Emmanuel Macron, ligou nesta quarta-feira (9) para o presidente do Irã, Hassan Rouhani, expressou a vontade de manter o acordo nuclear multilateral, apesar da saída dos Estados Unidos, e ressaltou a importância de o Irã fazer o mesmo.

Ele manifestou “a vontade da França de continuar colocando em prática o acordo nuclear iraniano em todas as suas dimensões”, indicou a presidência francesa em comunicado. Esse pacto nuclear multilateral foi assinado em 2015 e limita o programa atômico do Irã em troca da suspensão das sanções internacionais. Como tinha se comprometido na campanha eleitoral, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou o acordo assinado pelo antecessor, Barack Obama.

Macron e Rohani acertaram trabalhar de forma conjunta para que outros países possam prosseguir com o acordo de 2015 e a estabilidade regional seja preservada, acrescentou o Elísio. Ele lembrou que os ministros de Relações Exteriores da França e do Irã “se reunirão o quanto antes para ter um diálogo” que preserve o acordo.

O presidente francês informou ao colega sobre a declaração conjunta adotada ontem com a chanceler alemã, Angela Merkel, e a primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre a vontade de manter o tratado. Ao mesmo tempo, reiterou a vontade de iniciar um diálogo com todas as partes envolvidas para ampliar o acordo de 2015 e incluir aspectos como o programa balístico iraniano ou seu envolvimento nas crises do Oriente Médio.

Na Assembleia Nacional francesa, o ministro de Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, defendeu que o pacto “não está morto” e que o Executivo em Paris fará todo o possível para convencer os países da importância da sua vigência. Além disso, assegurou que defenderá os interesses das suas empresas que têm contratos com o Irã e que foram ameaçadas com sanções por Trump.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.