Mãe de atiradora e estudantes: quem são as vítimas do atentado no Canadá

Criminosa também matou o irmão antes de invadir a escola em Tumbler Ridge; professora está entre os mortos

  • Por Nícolas Robert
  • 12/02/2026 09h47 - Atualizado em 12/02/2026 10h07
  • BlueSky
PAIGE TAYLOR WHITE / AFP Flores e velas formam um memorial enquanto pessoas da comunidade prestam homenagem durante vigília às vítimas do massacre em uma escola no Canadá Flores e velas formam um memorial enquanto pessoas da comunidade prestam homenagem durante vigília às vítimas do massacre em uma escola no Canadá

O ataque a tiros na cidade de Tumbler Ridge, no Canadá, deixou pelo menos 10 mortos na última terça-feira (10). A polícia localizou corpos em uma residência e na escola Tumbler Ridge Secondary School.

Segundo a emissora canadense CBC News, as vítimas são:

  • Jennifer Strang de 39 anos: Mãe da atiradora, encontrada morta na casa da família;
  • Irmão da atiradora de 11 anos: Meio-irmão da autora, encontrado morto na mesma residência;
  • Professora de 39 anos: Funcionária morta dentro da escola;
  • Cinco estudantes: Três meninas de 12 anos e dois meninos (um de 12 e outro de 13 anos). A maioria estava na biblioteca da escola.

Ainda de acordo com o jornal, uma menina chamada Maya, de 12 anos, foi levada de helicóptero para o hospital com ferimentos graves. Outro paciente também foi transportado para Vancouver, em estado crítico. Outras 25 pessoas receberam ajuda médica, sem risco de vida.

Durante coletiva de imprensa, o premiê da Colúmbia Britânica, David Eby, pediu um minuto de silêncio em homenagem a Maya. “Fomos solicitados, como grupo, a fazer um minuto de silêncio para orar, seja lá como as pessoas orem ou reflitam, pela família de [Maya] neste momento”, disse.

“E esse momento, para mim, representa a profunda tragédia — de uma linda criança que ia à escola, tinha alegria e amor, e que agora está lutando pela vida em um hospital — e das outras crianças que morreram”, acrescentou Eby.

Autora dos disparos

A polícia identificou a autora como Jesse Van Rootselaar, uma mulher trans de 18 anos. A autora se suicidou no local. Ela também disparou contra as forças de segurança.

Segundo a polícia, existiam chamados anteriores para a residência da família relacionados a saúde mental e armas. O subcomissário Dwayne McDonald afirmou não saber a motivação do crime.

Vídeo mostra alunos saindo da escola

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que outros alunos que estavam no interior da escola fugindo após liberação da polícia. As crianças podem ser vistas saindo do local com as mãos para cima. Elas seguem em fila enquanto um policial segura a porta.

Ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda, como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.