Manifestantes protestam contra Netanyahu no Capitólio, em Washington

Multidão com bandeiras e faixas palestinas se reuniu perto do Congresso americano; polícia usou spray de pimenta nos participantes

  • Por Jovem Pan
  • 24/07/2024 17h35
  • BlueSky
MICHAEL M. SANTIAGO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP Manifestantes protestam contra a visita do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu a Washington D.C. perto do Consulado de Israel em 24 de julho de 2024 na cidade de Nova York. Israelitas pela Paz NYC, um grupo activista anti-ocupação israelita, realizou um protesto contra o primeiro-ministro Netanyahu enquanto discursava numa reunião conjunta do Congresso durante a sua visita a Washington DC. O grupo apela ao Congresso para parar de financiar a guerra de Israel em Gaza, bem como apela a um cessar-fogo e a um acordo para libertar os reféns detidos pelo Hamas. Protesto ocorreu nesta quarta-feira

Manifestantes marcharam em direção ao Capitólio, sede do Legislativo nos Estados Unidos, em Washington, nesta quarta-feira (24), em repúdio ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e para pedir um cessar-fogo após nove meses de guerra em Gaza, enquanto o líder israelense discursava perante o Congresso americano. Uma multidão com bandeiras e faixas palestinas se reuniu perto do Capitólio. No local, os manifestantes entraram em confronto com a polícia, que disparou spray de pimenta para dispersar o protesto que pedia a prisão de Netanyahu, que é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Vários dos manifestantes lavavam os olhos e o rosto após o confronto. “Estamos horrorizados com a destruição do sistema de saúde em Gaza”, disse o médico Karameh Kuemmerle.

As relações entre Estados Unidos e seu aliado Israel têm estado tensas à medida que as mortes de civis aumentam na Faixa de Gaza, levando a protestos e críticas à administração de Joe Biden.

Em 7 de outubro, comandos islamistas do Hamas mataram 1.197 pessoas, a maioria civis, e sequestraram 251 no sul de Israel, de acordo com um levantamento da AFP baseado em dados oficiais israelenses. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que já matou mais de 39 mil pessoas em Gaza, em sua maioria também civis, de acordo com o Ministério da Saúde do território palestino.

*Com informações da AFP

publicado por Tamyres Sbrile

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.