Melhores alpinistas do mundo morrem após avalanche no Canadá

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2019 19h51
Reprodução/Vancouversun Equipes de resgate encontraram indícios de múltiplas avalanches e equipamentos de alpinismo

Três dos melhores alpinistas do mundo estão desaparecidos após tentar escalar a Howse Peak, uma montanha de 3.395 metros de altura que fica no Banff National Park, no Canadá. Uma equipe de especialistas sobrevoou a região e descobriu indícios de múltiplas avalanches e destroços de equipamentos de escalada. Para as autoridades e as famílias, os três amigos estão mortos.

O americano Jess Roskelly e os austríacos David Lama e Hansjörg Auer tinham planejado escalar juntos a montanha. A volta estava marcada para quarta-feira, 17.

O órgão público responsável pelo Parque Nacional Banff, onde fica a Howse Peak, informou nesta quinta-feira, 18, que presume-se que os três alpinistas morreram.

“O Parks Canada estende suas mais sinceras condolências às famílias, amigos e entes queridos dos três montanhistas”, disse a entidade em um comunicado.

As autoridades locais não puderam dar início às operações de resgate devido ao “risco de novas avalanches e às perigosas condições na área”, que apresenta fortes ventos e tempestades de neve.

O jornal americano “The Spokesman Review” afirmou que Roskelley, de 36 anos, disse a seu pai, o também montanhista John Roskelley, que entraria em contato com ele na terça-feira, mas a comunicação não aconteceu.

Com isso, John Roskelley procurou as autoridades canadenses, que sobrevoaram a área em helicóptero. Ele afirmou ao jornal acreditar que seu filho e os montanhistas austríacos Lama, de 35 anos de idade, e Auer, de 28, “estão mortos, não desaparecidos”

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.