Meta anuncia novas medidas do Instagram para proteger menores de chantagem com fotos íntimas

Função, configurada nas contas de crianças e adolescentes, detecta automaticamente as imagens de nudez recebidas no “direct” e tira foco do conteúdo

  • Por Redação
  • 11/04/2024 09h31
Reprodução/Instagram Instagram Serão enviadas mensagens ao remetente e ao destinatário destas imagens para conscientizar sobre a "sextorsão"

A Meta anunciou nesta quinta-feira (11) novas medidas no Instagram para proteger crianças e adolescentes de chantagens com fotos íntimas. A função, configurada nas contas de menores, detectará automaticamente as imagens de nudez recebidas no “direct” e as desfocará. “Desta forma, o destinatário não será exposto de forma indesejada a conteúdos íntimos e tem a opção de ver ou não a imagem”, explicou à AFP Capucine Tuffier, responsável pela proteção à infância da Meta na França. Também serão enviadas mensagens ao remetente e ao destinatário destas imagens para conscientizar sobre a “sextorsão“. Além disso, caso uma conta seja identificada pelas ferramentas de IA da Meta como possível fonte deste tipo de chantagem, suas interações com usuários menores serão severamente restringidas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Não poderá, por exemplo, enviar mensagens privadas para a conta de menores, não terá acesso à lista completa dos seguidores deles e suas contas não aparecerão na ferramenta de busca. “O objetivo é reduzir a criação e envio desse tipo de imagem”, afirmou Tuffier. A Meta também avisará aos jovens usuários caso entrem em contato com um possível chantagista. O menor será então direcionado ao site de apoio “Stop Sextortion” e terá acesso a uma linha telefônica e a associações. As novas medidas serão testadas a partir de maio em países da América Central e América Latina, antes de serem implementadas em todo o mundo nos próximos meses.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.