Meta diz que não vai assinar regras de inteligência artificial da Comissão Europeia
Em publicação nas redes sociais, executivo da gigante da tecnologia afirma que ‘Código introduz uma série de incertezas jurídicas para os desenvolvedores de modelos’
A Meta não assinará o Código de Conduta da Comissão Europeia para modelos de inteligência artificial de uso geral (GPAI), após considerar que a Europa está trilhando o caminho errado em relação ao tema. “Revisamos cuidadosamente o Código de Conduta da Comissão Europeia para modelos de IA de uso geral (GPAI) e a Meta não o assinará”, disse o chefe de relações globais da companhia, Joel Kaplan, em um registro no X nesta sexta-feira (18).
“Este Código introduz uma série de incertezas jurídicas para os desenvolvedores de modelos, bem como medidas que vão muito além do escopo da Lei de IA”, afirmou o executivo. Kaplan disse que empresas e formuladores de políticas em toda a Europa se manifestaram contra esta regulamentação. No início deste mês, mais de 40 das maiores empresas europeias – incluindo Siemens, Airbus e BNP – assinaram uma carta solicitando que a Comissão “Pare o Relógio” em sua implementação, lembrou.
“Compartilhamos as preocupações levantadas por essas empresas de que esse excesso irá limitar o desenvolvimento e a implantação de modelos de IA de ponta na Europa e prejudicar as empresas europeias que buscam construir negócios com base neles”, disse. O código foi elaborado para ajudar a indústria a cumprir as regras da Lei da IA sobre IA de uso geral, que entrarão em vigor em 2 de agosto de 2025 na União Europeia.
O objetivo do código é garantir que os modelos de IA de uso geral colocados no mercado europeu – incluindo os mais potentes – sejam seguros e transparentes, informou a Comissão Europeia. De acordo com a Comissão, a assinatura do código geraria redução dos encargos administrativos e permitirá uma maior segurança jurídica em comparação com os fornecedores que comprovam a conformidade de outras formas.
*Com informações do Estadão Conteúdo


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.