México concede asilo político a Evo Morales
Ex-presidente da Bolívia pediu proteção ao governo mexicano um dia após entregar o cargo
O México concedeu nesta segunda-feira (11) asilo político ao agora ex-presidente Evo Morales. De acordo com o chanceler mexicano, Morales pediu proteção um dia depois de deixar o cargo sob pressão de opositores, militares e policiais. A informação é do G1.
O político boliviano anunciou a entrega do cargo no final da tarde deste domingo (10), pouco após as Forças Armadas do país pedirem por sua renúncia.
O governo mexicano pediu ao Ministério das Relações Exteriores da Bolívia que garantisse a saída do ex-presidente do país em segurança, segundo a Reuters. Não se sabe, no entanto, se Morales já deixou a Bolívia.
A renúncia do líder boliviano acontece depois da Organização dos Estados Americanos (OEA) pedir novas eleições devido a “fraudes graves” no pleito do dia 20 de outubro, que Morales venceu em primeiro turno. O político ocupava a presidência do país desde 2006.
A Bolívia vive mais de 20 dias de crise com uma forte onda de protestos que resultou em três mortos e mais de 400 detidos. Na manhã desta segunda, o país amanheceu com um vácuo de poder já que, além de Morales, renunciarem também Álvaro García Linera, vice-presidente do país, Víctor Borda, presidente da Câmara de Deputados, e Adriana Salvatierra, presidente do Senado.
Ainda nesta segunda, Morales usou sua conta no Twitter para pedir ao povo boliviano que “cuide da paz e não caia na violência de grupos que buscam destruir o estado de direito”.
Pido a mi pueblo con mucho cariño y respeto cuidar la paz y no caer en la violencia de grupos que buscan destruir el Estado de Derecho. No podemos enfrentarnos entre hermanos bolivianos. Hago un llamado urgente a resolver cualquier diferencia con el diálogo y la concertación.
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) November 11, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.