Ministro iraniano diz que Trump age como ‘valentão’

  • Por Jovem Pan
  • 01/10/2018 07h30
EFE O chefe da diplomacia iraniana também defendeu que tais políticas dos Estados Unidos terão "uma reação"

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de se comportar como um “valentão” nas relações bilaterais, durante uma entrevista exibida neste domingo pela emissora “CBS”.

“Os Estados Unidos estão pedindo aos países que violem a lei internacional e dizendo aos Estados e empresas que, se cumprirem a lei, serão punidos. Isso é provavelmente algo inédito, mesmo para um valentão que entra em uma cidade para ir ao escritório do xerife e dizer a ele ‘se você tentar não roubar as pessoas, você vai ser punido’, afirmou Zarif.

O chefe da diplomacia iraniana também defendeu que tais políticas dos Estados Unidos terão “uma reação”.

“Esta política vai ter uma reação adversa. A comunidade internacional não vai aceitar que alguém venha e apenas dê ordens”, disse o ministro das Relações Exteriores, que explicou que Trump está “pressionando” os países para que se comportem de maneira “ilegal”.

A relação entre Estados Unidos e Irã, que já era delicada, ficou mais tensa depois que Trump ganhou as eleições, em novembro de 2016.

O ministro reiterou que “ainda é possível” que seu país reative o programa armamentista nuclear se a situação piorar.

Em maio, Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, assinado em 2015, e o retorno das sanções que foram suspensas com o pacto, uma decisão que decepcionou os aliados na Europa e deu um novo golpe ao legado de seu antecessor, Barack Obama.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.