Mourão sugere diálogo com Maduro como saída para a crise da Venezuela

  • Por Jovem Pan
  • 01/03/2019 20h30
Gabriel Cruz/VPR (Bogotá - Colômbia, 25/02/2019) Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, durante XI Reunião de Ministros das Relações Exteriores do Grupo de Lima Foto: Gabriel Cruz

Um dia depois de participar de um encontro com o autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, sugeriu nesta sexta-feira, 1, a abertura de um diálogo com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no esforço de buscar uma saída pacífica para a crise venezuelana.

Mourão lembrou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, conversaram por duas vezes – este ano e em 2018 -, demonstrando que o diálogo é o caminho para o entendimento.

“Alguém tem que conversar, né? O Trump não foi conversar com o Kim Jong-un?”, disse o vice-presidente se referindo ao encontro de Trump e Kim Jong Un,quarta-feira, nos últimos três dias em Hanói, no Vietnã.

Para Mourão, a visita do autodeclarado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, gera efeitos positivos no cenário venezuelano e também externo. “O Guaidó está sendo reconhecido como presidente real, vamos colocar assim, da Venezuela. Ele veio aqui para mostrar para os venezuelanos que é recebido pelo presidente brasileiro. Acho que é isso.”

Guaidó foi reconhecido como presidente interino da Venezuela por 50 países.

Pela manhã, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que o Brasil está pronto para trabalhar pela legitimação internacional do governo de Juan Guaidó, e para mostrar a total ilegitimidade do regime do presidente Nicolás Maduro.

De acordo com o chanceler, a articulação com outros países acontece no âmbito do Grupo de Lima, instalado para tratar da crise na Venezuela. Araújo deu a declaração após reunir-se com Hamilton Mourão no gabinete da Vice-Presidência.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.